terça-feira, 14 de março de 2017

O que ler para meninas?

Há no mercado editorial brasileiro, uma série de livros interesantes, que tratam de questões de gênero e que podem ser lidos para meninas e meninos.
Em março de 2017, fui convidada a recomendar uma lista: os meus prediletos para abordar temas e tramas que supostamente educariam meninas e as tornariam mais fortes, independentes, autônomas, livres, conscientes.
É uma tarfa difícil, umavez que livros são possibilidades, não certezas. Mesmo assim, ousei criar uma lista.
Nela há livros que têm em comum, temas ou protagonistas meninas, mocinhas ou mulheres que extrapolam os clássicos papeis destinados culturalmente ao gênero feminino. Na construção dessas personagens e tramas, os autores e autoras, apresentam ao leitor, perfis, ideias, tramas e desfechos inusitados, inteligentes, bem humorados, afetivamente includentes e com lógicas não violentas.
Lembre, um clássico "é um livro que nunca terminou de dizer aquilo que tinha para dizer", como afirma Ítalo Calvino. Então, cada uma das obras aqui inseridas, pode se lida muitas vezes e para diferenciados públicos.
O convite veio do Programa Tons e Letras. Ele vai ao ar às 11 horas dos sábados, na FM Cultura de Porto Alegre. Depois da entrevista, Luis Dill, o jornalista responsável, enviou o link do programa e eu compartilho contigo.
 Clique aqui para escutar: Dica Cristina Rosa 11-03-17.mp3

Nenhum comentário:

Postar um comentário