sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Trinta e um de outubro em poesia...

 


Dia da Poesia

Cinara Postringer

 

Hoje podemos considerar um dia especial, um dia para pensarmos um pouco na poesia, um tema literário consagrado e reconhecido como gênero lírico. Na literatura, a poesia é conhecida como a arte de compor ou escrever versos. Nela prevalece a estética da língua sobre o conteúdo, de forma que utiliza diferentes dispositivos fonéticos, semânticos e sintáticos. Desse modo, auxilia na aquisição da linguagem, desenvolvimento de habilidades da escrita e do pensamento crítico.

A poesia estimula os pequenos desde cedo na prática de leituras, mas será que todos os brasileiros sabem o que é poesia?

E por que esse dia é comemorado?

No Brasil, no dia 31 de outubro comemora-se o dia Nacional da poesia, sancionado pela lei de número 13.131, de 3 de junho de 2015. Essa data foi escolhida por ser o nascimento de Carlos Drummond de Andrade, poeta brasileiro que é também importante contista e cronista do século XIX.

Anos antes de 2015, essa data era comemorada no dia 14 de março, em homenagem ao poeta Antônia Frederico de Castro Alves. Porém, esta celebração não era oficializada e a mudança da data ocorreu para definir e marcar um dia só para quem ama a poesia.

O projeto com a proposta de mudança foi sugerido pelo Senador Álvaro Dias, desde então a data e a homenagem aos poetas, em geral, também serve para lembrar a riqueza e importância cultural que a arte poética representa, busca incentivar a leitura desse gênero literário que nos demonstra sentimentos, emoções, é tudo aquilo que nos cerca e nos comove, é harmonia, encanto, sensibilidade, amor e vida que nos enche de emoções, ler, nos apresenta um mundo novo e mágico, nos traz sabedoria e encantamento.

Rimas?

Versos?

Estrofes?

Do que é composta a poesia?

Nem sempre a poesia é escrita em versos e com rimas.

Mário Quintana, por exemplo, em suas poesias para adultos e crianças não traz muitas rimas, ele nos apresenta uma poesia mais individual caracterizada pelo humor, e pela simplicidade.

Outro exemplo de poesia que extrapola essas generalizações é a escrita poética de Cecília Meireles que, com temas universais, atemporais, revolucionou o que a soceidade brasileira entendia por poesia no século XX.

Também temos Vinícius de Moraes que nos mostra uma mistura lírica, simplicidade, formas clássicas de escrita, e motivos populares que levaram a musicalização, como, por exemplo, “A Casa” que está escrita em um dos seus livros com escritas infantis.

2 comentários: