quarta-feira, 7 de junho de 2017

Qorpo Santo na Sala de Leitura: 07 de junho

Com sala lotada por jovens que estudam no segundo ano do Ensino Médio da Escola Eraldo Giacobe, teve início hoje, dia 07 de junho, às 9 horas da manhã, o Curso Qorpo Santo Diabos e Fúrias.
Promovido pela Sala de Leitura Erico Verissimo e com o apoio do PET Educação, o curso foi mediado pela Mestre em Literatura Beatriz Helena da Rosa Pereira e pela Licenciada em Filosofia e Graduanda em Pedagogia Érica Machado Leopoldo.
O foco do curso foi a obra Qorpo Santo Diabos e Fúrias, de Luís Dill. Na abertura, as palavras da Coordenadora da Pedagogia, professora Valdelaine da Rosa Mendes que ressaltou a importância de eventos na formação de professores. A Diretora em exercíco da FaE, professora Mirela Meira, saudou os jovens e acrescentou que a arte é fundante do mais belo em cada um  de nós e é o que nos agrega e nos humaniza.
O curso terá como segundo tempo um diálogo com o autor que, no dia 09 de junho, a partir das 17 horas, se fará presente na Livraria Vanguarda Técnicos.
Sinopse: São cinco os jovens integrantes do grupo M.O.R.T.E: Olívia, Enrique, Raian, Melissa e Ticiane. Eles têm como objetivo ensaiar a peça A caseira, criação do grupo, para apresentação no Teatro Armando Albuquerque, na escola que estudam. Pela controversa temática e diante de críticas de alguns professores, o grupo decide conhecer e ensaiar a peça As relações naturais, de Qorpo Santo, tão polêmica quanto a construída pelo grupo. Jovens estudantes que vivem em um período recente da história brasileira – 2013, o ano das manifestações intensas nas ruas – expressam opiniões diferente sobre questões políticas e morais. Com seus “pensamentos questionadores” e sentindo o peso do movimento de mudança em suas vidas sociais e como indivíduos, conseguem manter um convívio harmonioso durante os “ensaios”.
Ao “comparar” o tempo em que vivem com a Porto Alegre de Qorpo Santo – um gênio e/ou doido que escreveu incessantemente não foi compreendido pelos seus, sendo internado muitas vezes em hospícios –, os jovens amadurecem e oferecem paralelos entre 2013 e 1866.Se ainda hoje a genialidade e a audácia de Qorpo Santo são questionadas, como falar de Qorpo Santo? Como abordar Luís Dill? A obra de Dill fala de Qorpo Santo?
Meninos e meninas: leitores!
A Escola de Ensino Médio Eraldo Giacobe, de Pelotas, é a primeira escola regular de Ensino Médio do Sesi-RS. Sua proposta é ser “modelo” e, para tal, o projeto foi desenvolvido pelo com apoio de consultores doutores, com base nos melhores sistemas de educação.
A intenção é ser referência na educação para o mundo do trabalho com excelência acadêmica.
A escola – que busca o desenvolvimento integral do estudante com a construção de competências e habilidades via resoluções de problemas pautados no mundo do trabalho e com uma avaliação desafiadora e motivadora – recebe no máximo 150 estudantes em turmas de aproximadamente 26 adolescentes.
Com turno estendido, os meninos e meninas têm uma matriz curricular organizada em Código e Linguagens (30%), Matemática e Ciências Naturais (50%) e o restante em Ciências Humanas - história, geografia, sociologia e filosofia.
Na Sala de Leitura Erico Verissimo a moçada leu, falou, tomou café, dialogou e nos encantou. Acompanhados da Professora Juliane da Silveira Garcez e da Bibliotecária Adriana da Silva Sanches, mostraram a todos que a leitura é ponte para criar novas e interessantes relações.

Aguardamos a todos para a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário