quarta-feira, 8 de março de 2017

8 de março: Dia de ler para meninas

O evento Leituras para meninas ocorreu no dia 08 de março de 2017, entre as 9  e as 11 horas da manhã, na Biblioteca Cristina Maria Rosa, que se localiza na Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernando Treptow, Bairro Fragata. Neste dia, o GELL – Grupo de Estudos em Leitura Literária da FaE/UFPel – realizou leituras públicas de obras literárias infanto-juvenis de escritoras brasileiras e não só.
As obras foram escolhidas por terem, em seu universo ficcional, protagonistas meninas e mocinhas que não esperam o príncipe encantado resolver seus problemas. São personagens inspiradoras, que se responsabilizam por si mesmas, propõem saídas inusitadas para velhos problemas e são bem humoradas.
A programação, apoaida pelo PET Educação, foi ofertada às meninas do 9º ano da Escola e será estendida as demais no decorrer de março e abril, pois o Grupo de Estudos em Leitura Literária descobriu que o tempo necessário para a leitura, posterior diálogo e bate-papo no café envolve bem mais que meia hora. Na quarta-feira, apenas dois grupos de meninas puderam participar. São meninas inteligentes, alegres, que cuidam da aparência, e que estiveram muito concentradas durante as leituras.

A atividade foi acompanhada pelo PET GAPE, representado pela tutora, professora Líliam Lorenzato e estudantes Jéssica e Camila que aproveitaram para criar um documentário sobre o programa “Leituras para meninas”.
Além disso, a estudante de Pedagogia Rafaela Camargo filmou toda a atividade, criando mais um registro do ocorrido.
Após um café com guloseimas, as meninas foram convidadas a assinarem o livro de presenças.
Entre as leituras escolhidas para as meninas, os seguintes títulos:
ü A bailarina, de Vinícius de Moraes;
ü As meninas, de Cecília Meireles;
ü Uma Chapeuzinho vermelho, de Marjolaine Leray;
ü A Zeropeia, de Betinho;
ü O Príncipe que Bocejava, de Ana Maria Machado.
A justificativa para a oferta desse dia especial às meninas é que a leitura de textos sobre personagens femininas desde a infância empodera as meninas e pode inspirá-las a serem protagonistas das próprias vidas.
Integrando um grupo de atividades pensadas para o Dia Internacional da Mulher, o Leitura para meninas vai ser ofertado durante todo o ano de 2017 na Escola Fernando Treptow. Apareça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário