quinta-feira, 16 de março de 2017

14, 15 e 16 de março: ouvindo Mia Couto

O projeto “Mia Couto: textos escolhidos” foi desevolvido nos dias 14, 15 e 16 de março de 2017, entre as 17 e as 19 horas, no pátio interno do Casarão 8 - Museu do Doce da UFPel.
A dinâmica empregada foi escolhida previamente, a partir de outras experiências do GELL - Grupo de estudos em Leitura Literária (FaE/UFPel). Apoiado pelo PET Educação, a atividade é constituída de leitura e diálogo sobre contos escritos por Mia Couto.
Descrição do Projeto:
O curso curto “Mia Couto: textos escolhidos” partiu de escolhas pessoais de três leitoras de Mia Couto: Márcia Duarte, Beatriz Pereira e Cristina Rosa. Com critérios próprios, as três mulheres acordaram o quê ler para o público e a ordem das leituras.
Os fragmentos literários poéticos e narrativos do escritor moçambicano nascido António Emílio Leite Couto, foram apresentados a um público fiel e pontual.
O presente foi o clima: apesar de ainda verão, as tardezinhas se comportaram como outonais e, ao som dos ventos anunciando abril, Mia foi ouvido, chorado, aplaudido, silenciado. Esses sons e silêncios foram intecadlados por um café servido aos participantres pela equipe organizadora: água saborizada, sequilhos e bombons, delicadezas para melhor receber a todos.
Integrado a outras iniciativas do GELL e da Sala de Leitura Erico Verissimo, o curso tem como foco apresentar aos participantes fragmentos de obras do escritor moçambicano Mia Couto. Admirador que é de nossos grandes e cultuados escritores, entre eles Guimarães Rosa, o curso é uma continuidade à primeira iniciativa ocorrida em 2017, que teve como escritor estudado o romancista José Saramago.
Ler “Textos escolhidos” referenda o desejo de aprender a apreciar os escritos e a leitura de autores em língua portuguesa objetiva  dar a conhecer textos literários de qualidade.
Ao realizar leituras orais e comentadas de autores de além mar, em língua portuguesa, pretendemos reunir leitores e apreciadores de literatura e utilizar um espaço da universidade, público, portanto para ler para a cidade.

O programa: Datas, temas e textos:
14/03: Cristina Maria Rosa e a literatura para crianças de Mia Couto
Textos: O adiado avô (conto)
Sapatos de tacão alto (conto).
15/03: Beatriz Helena da Rosa Pereira: Contos e um ensaio de Mia Couto;
Textos: O menino que escrevia versos (conto), A menina sem palavra (conto) e Quebrar armadilhas (ensaio).
16/03: Márcia Duarte e os textos para adultos de Mia Couto.
Texto: E se Obama fosse africano?
Micropolíticas de Leitura

O curso de três dias integra as Micropolíticas de Leitura da Sala de Leitura Erico Verissimo em 2017 e é destinado ao público em geral. As inscrições, gratuitas, foram realizadas pelo e-mail cris@ufpel.cthe.br

Coordenação: Cristina Maria Rosa.
Docente no Departamento de Ensino da FaE/UFPel.
Coordenadora do GELL e Tutora PET Educação gestão 2016-2019.
Cinara, Márcia, Cristina, Ieda, Tica e Rafaela.
Foto: Alex Nunes
Equipe: 
Alex Nunes
Cinara Postringer
Érica MacLeo
Ieda Kurtz
Rafaela Camargo
Tamires Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário