quarta-feira, 8 de maio de 2019

UNAPI: um desafio na formação docente


UNAPI: um desafio na formação docente
Cinara Tonello Postringer
Cristina Maria Rosa

Convidada a atuar como monitora na Disciplina Literatura: Contos Clássicos e 100 melhores Brasileiros, ministrada pela Professora: Drª. Cristina Maria Rosa no 1º semestre letivo do ano de 2019 (entre 03/04/2019 e 13/07/2019) a estudantes da UNIVERSIDADE ABERTA A PESSOAS IDOSAS da UFPel, a estudante de Pedagogia e Bolsista PET Educação, Cinara Tonello Postringer escreveu um depoimento.


Um desafio...
Eu, Cinara Tonello Postringer, graduanda na Licenciatura em Pedagogia da FaE/UFPel e Bolsista PET Educação, em 2019, lancei-me a um novo desafio muito esperado: atuar como monitora na disciplina de literatura ministrada pela professora Drª. Cristina Maria Rosa, para um grupo de pessoas matriculadas na UNAPI.
A Universidade Aberta a Pessoas Idosas – UNAPI  é um Programa de Extensão da Universidade Federal de Pelotas que se organiza através de cursos não regulares, destinados a promover a integração social e educacional, em prol da qualidade de vida da pessoa idosa.
As aulas de literatura, neste semestre, ocorrem às quartas-feiras à tarde e, nesse módulo, estamos lendo e dialogando sobre os melhores contos brasileiros do século XX. 
Apesar de gostar muito de trabalhar com crianças, sempre tive vontade e curiosidade de aprender a trabalhar com a terceira idade, uma fase bem diferente da infância, no entanto, não menos importante.
Pude perceber que em nossas aulas, os alunos possuem grande experiência e saberes da vida. Além disso, são exigentes, bem humorados, inteligentes. Quanto à literatura, observei que gostam de ler grandes obras, de autores renomados e procuram qualidade literária no que leem. Percebi, em nossos poucos encontros, que cada um tem a sua especificidade, qualidade e alegria de viver. São pessoas, mulheres e homens, que têm muito a me ensinar!
Espero conseguir retribuir os ensinamentos, carinho e atenção que tenho recebido de cada um deles em cada aula.


Nenhum comentário:

Postar um comentário