sexta-feira, 10 de agosto de 2018

O Brasil financia minha pesquisa

Por que defender o sistema público de financiamento de pesquisa? Por que, além de estudar gratuitamente nas Universidades Públicas,  estudantes são financiados por editais e programas de Pesquisa no Brasil?
Buscando entender e, mais que isso, defender a necessidade da formação de sujeitos pensantes, inteligentes, críticos, criativos e voltados ao bem comum, decidimos colaborar com a coluna do Repórter Tulio Milman, que convidou pesquisadores apoiados pela CAPES a divulgar seus temas de pesquisa e a importância desses para a sociedade.

Nossas pesquisas:
Convidados a responder ao convite, um grupo de estudantes vinculados ao GELL e financiados pelo Programa de Educação tutorial (PET Educação), respondeu. A seguir, seus textos, todos encaminhados ao email indicado na matéria em Zero Hora de quarta-feira, dia 08 de agosto de 2018. 
1.   Pesquiso o Perfil social, cultural, racial e de gênero de um grupo de estudantes que, como eu, são bolsistas na UFPel. Intenciono conhecer se estes encontram impedimentos em suas vidas estudantis por serem como são. O grupo estudado é composto por 192 estudantes bolsistas do Programa de Educação Tutorial na UFPel que, ao revelarem diferentes formas de pensar, agir e conviver, informa sobre as políticas de ingresso (cotas, entre elas) e permanência (bolsas de estudo e relações entre pares, entre outras) nas Universidades Públicas de nosso país. LEONARDO CAPRA – Bolsista GELL/PET/MEC;
2.   Tenho investigado práticas de leitura de estudantes universitários. O objetivo é traçar um perfil do estudante de Pedagogia da UFPel. A pesquisa considera todos os estudantes que, desde 2017, ingressaram na Licenciatura e me interessa saber o que leem, quando e com qual motivação além de conhecer quais seus autores e gêneros prediletos. Com os resultados evidenciados pela pesquisa abrem-se possibilidades de mobilização dos professores formadores com a finalidade de intervir e incentivar a leitura e assim qualificar as práticas docentes de futuros professores. Ieda Kurtz – Bolsista GELL/PET/MEC
3.   Pesquiso o impacto da leitura literária – através de ações organizadas e frequentes –para um grupo de crianças que frequentam o 3º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública na periferia urbana de Pelotas.  O foco é a apresentação de autores gaúchos e obras literárias importantes para o repertório cultural dos meninos e meninas que ali estudam, além da formação do hábito da leitura. CLÁUDIA SOUSA – Bolsista GELL/PET/MEC;
4.   Intenciono conhecer o repertório – prévio e adquirido durante a graduação – de leituras literárias e científicas entre estudantes da Pedagogia, futuros professores. Por atuarem na sociedade com crianças desde tenra idade, sua formação como leitores e mediadores é fundamental. A pesquisa visa indicar qualidades e deficiência na formação e oportunizar interferências por parte da instituição (Faculdade de Educação/UFPel) no que tange à qualificação na formação. Paula de David Penteado – Bolsista GELL/PET/MEC.

Ainda dá tempo: envie o teu resumo e defenda a premência de mais e mais incentivos à pesquisa nas Universidades do país. E leia os textos já publicados. Eles são interessantíssimos! O endereço para envio de teu resumo é: informe.especial@zerohora.com

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