terça-feira, 1 de maio de 2018

Meu livro adolescente

 02 de abril: Dia Internacional do Livro Infantil

Alessandra Steilmenn
Cristina Maria Rosa

Para comemorar o Dia Internacional do Livro Infantil que é lembrado em 02 de abril, convidamos amigos em nossas redes sociais a partilharem um título lido na infância ou adolescência. O resultado – 61 respostas e muitos livros indicados – pode ser conhecido aqui.
A pesquisa foi desencadeada pelo GELL – Grupo de Estudos em Leitura Literária – que existe desde 1993 e objetiva proporcionar um encontro profícuo entre o leitor e o livro literário.

A pesquisa
Organizada pela estudante de Pedagogia Alessandra Steilmann que integra o GELL e coordenada pela Pedagoga Cristina Maria Rosa, participam da investigação estudantes de Pedagogia e Letras da UFPel, Bibliotecários, Filósofos, Licenciados em Letras e Teatro, Mestrandos em Educação e Pedagogos. As atitudes do grupo ocorrem durante o ano todo, em programações pontuais e mais longevas, que culminam na formação do leitor literário em espaços de letramento. Propicia a efetiva relação entre Ensino, Pesquisa e Extensão através de ações que capacitam o estudante universitário a apresentar o livro literário a todos os públicos: crianças, professores, bibliotecários, estudantes, pais, avós...

Iniciada em 02 de abril, os resultados da pesquisa do livro predileto lido na adolescência podem ser conhecidos aqui, listados em ordem alfabética:

1.     A Bolsa Amarela
2.     A bolsa Amarela, de Lígia Bojunga;
3.     A cabana;
4.     A coleção Vaga-lume. Li todinha!!!
5.     A ilha perdida, Cem noites tapuias, Os tambores silenciosos;
6.     A Ilha perdida;
7.     A marca de uma lágrima, de Pedro Bandeira. Realmente me marcou muito na fase de adolescente!
8.     Aos 15 anos li, pela primeira vez, o Pequeno Príncipe. Hoje sou uma colecionadora de diferentes edições feitas em nosso país e alguns em outros idiomas. Aos 17 anos conheci a Saga Harry Potter, saga pela qual sou apaixonada até hoje também. Colecionadora de livros e itens da mesma;
9.     Clarice do Erico Veríssimo;
10.  Crônicas de Nárnia;
11.  Desastres de Sofia;
12.  Eu adorava reler: A Pequena Dorrit (Charles Dickens) e As meninas (Louise Alcott). Tenho os dois guardados! E as Fábulas de Esopo! Eu também li Erico Verissimo e Josué Guimarães! Mas já estava na universidade, aos 18, 19 anos! Legal lembrar isso! Abração!
13.  Eu li e gostei muito do livro O Escaravelho do Diabo, escrito pela Lúcia Machado de Almeida. Foi escrito em 1953 e republicado em 1974 pela Série Vaga-Lume;
14.  Eu li Polyana;
15.  Eu morava na fazenda, os livros infelizmente vieram fazer parte do meu mundo na idade adulta, por obrigação e isso foi desastroso: eu não aprendi a gostar de ler;
16.  Feliz ano velho;
17.  Feliz ano velho;
18.  Garra de campeão;
19.  Infantojuvenil? Desventuras em série. Infantojuvenil médio acho que coisas como Vampiratas, Artemis Fowl... E minha ultima fase infantojuvenil lia política. Com 16 anos não lia literatura e sim, O contrato social, de Rousseau, Imperialismo: fase superior do capitalismo, de Lênin e A desobediência civil, de Thoureau;
20.  Infelizmente não!
21.  Jorge Amado: Dona Flor e seus dois maridos;
22.  Kkkķkkk. Não tinha o livro e nem tempo pra ler;
23.  Lembrei-me de um livro. Zezinho, o dono da porquinha preta;
24.  Lembro dos livros de Monteiro Lobato, os que eu mais gostava;
25.  Lembro sim, de vários. Mas destacaria dois: Heidi, da autora suíça Johanna Spyri e As aventuras de Tibicuera, do Érico Verissimo;
26.  Lembro-me apenas da história que mais gostava: Pirula, a porquinha que se molhou na chuva por  não  querer levar a sombrinha;
27.  Li muito Monteiro Lobato, mas clássicos brasileiros, só no ano do vestibular!
28.  Li muito na minha adolescência. Infância e adolescência: Éramos seis, da coleção Vaga-Lume, estou na dúvida se Açúcar Amargo era dessa coleção.
29.  Li O Relatório Hite Sobre Sexualidade Feminina, em meu quarto, escondida...
30.  Li tantos! Me ajudaram a compreender meu próprio universo de adolescente;
31.  Li um que era espírita sobre adolescência;
32.  Na adolescência li muitos romances de amor daqueles  água  com açúcar. Era uma coleção com a contracapa verde e a frente com imagens. Minha tia tinha uma coleção bem grande. Li Erico Verissimo, Clarissa, li três volumes de Malba Tahan sobre a matemática;
33.  Na adolescência? Lembro de ter lido as Crônicas de Nárnia, com 15 anos;
34.  Na escola tinha ficha de leitura, toda semana líamos um livro pra contar aos colegas a história. Mas eram títulos na biblioteca do colégio, não me recordo de nenhum;
35.  Na minha puberdade estudava no Dom João Braga, minha professora fazia prova oral de leitura. Ela nos passava a lista de livros e tínhamos de ler um livro ao final de cada bimestre. Com isso, tínhamos de ler quatro livros ao ano, além de uma encenação teatral;
36.  Não lembro direito, nesse período, lia muito gibis e livro de investigação policial e acho que Iracema do José de Alencar;
37.  Não lembro, mas acredito não ter feito leitura, devido a ter iniciado a trabalhar com 15 anos. E as leituras eram vagas, somente na escola, com livros pré-solicitados pela professora;
38.  O escaravelho do diabo;
39.  O menino do dedo verde;
40.  O pequeno príncipe;
41.  O que é que ele tem, de Olivia Byington;
42.  Ocorre-me um infantil que li com meu filho. Reli na verdade: Meu pé de laranja lima;
43.  Oi, legal! Felicitações pelo trabalho e estudos a respeito. Quanto ao livro, aquele do chapéu, cobra... O pequeno príncipe;
44.  Olhai os lírios do Campo, de Érico Verissimo;
45.  Olhai os Lírios do Campo, do Érico Veríssimo;
46.  Os Desastres de Sofia, toda a série da Condessa de Ségur e muitos da Série Vaga-lume, Açúcar Amargo, por exemplo;
47.  Os mais especiais guardo no meu coração. Diria que A bolsa amarela, de Lygia Bojunga;
48.  Os meninos da rua da praia;
49.  Poliana, Eleanor H Porter e Clarissa, acho que era do Érico;
50.  Série Vaga-lume, não lembro de todos os nomes;
51.  Sim! Que me marcaram muito! Menina mãe e A droga da obediência do Pedro Bandeira, li também Corda Bamba da Lygia Bojunga;
52.  Sim, muitos, dentre eles, a coleção Vaga-lume. O tempo e o vento, Paulo Coelho (muito na moda na época), O continente, Senhora, Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cuba, A hora da estrela, Jorge Amado... Nossa! Tantos! Coisa boa recordar...
53.  Sim. Vários. A trilogia O tempo e o vento, O pequeno príncipe, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Vidas Secas, O diário de Ane Frank;
54.  Sim... Clarissa. ... Música ao longe, ambos de Érico Verissimo.
55.  Toda a coleção Vaga-Lume (a Ilha Perdida e o Mistério do 5 Estrelas foram meus prediletos, reli inúmeras vezes). As coleções (Toquinho banca o detetive, entre outros) eu comprava pelo correio, através de um catálogo que acessava na escola. Estudei em uma escola que tinha a biblioteca imensa e boa. Os clássicos, na escola, eram proibidos. Mas, no recreio, ninguém cuidava muito, e eu li por anos, em cada um dos recreios O Guarani, É tarde para saber, O cortiço, Helena, A Viuvinha, Cem noites tapuias, Senhora, Dom Casmurro, Capitães da Areia... Li também os infantis do Erico, na Coleção Ipilivro...
56.  Toda coleção Vaga-Lume e Agatha Cristie e Sidney Sheldon;
57.  Tonico;
58.  Um livro que me impactou muito quando menina foi Les Miserables de Victor Hugo... De Jorge Amado, na adolescência, eu só li A morte e a morte de Quincas Berro d'água;
59.  Vários, mas de cabeça me veio "Doze horas de terror", do Marcos Rey;

60.  Violetas na janela. Tive curiosidade devido a doutrina da minha mãe;


Nenhum comentário:

Postar um comentário