terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Literatura Indígena e Africana na Escola: o que ler?

Compreendendo a necessidade de acesso à literatura, em especial àquela que diz respeito às nossas origens e buscando atender às leis 10.639/03 e 11.645/08 – que tornam obrigatória a introdução dos temas Histórias e Culturas Africanas, Afro-Brasileiras e Indígenas nos currículos das escolas da Educação Básica – a Gerência de Mídia-Educação do município do Rio de Janeiro organizou uma ação junto às Salas de Leitura das escolas que atendem ao Ensino Fundamental, com a aquisição e distribuição de diversas obras literárias relacionadas a essas temáticas. Esse acervo foi intitulado Maleta LIA - Literatura Indígena e Africana
A Maleta LIA foi concebida de modo a ser utilizada em diversas ações leitoras das Salas de Leitura das escolas, apoiando o trabalho pedagógico e, fundamentalmente, atuando na formação de leitores. Assim, vários títulos de literatura indígena e africana, além de livros para a formação de professores foram distribuídos no período entre 2010 e 2013 na rede de ensino público do Rio de Janeiro. O projeto também contemplou as 15 Bibliotecas Escolares Municipais que integram a Rede. Além dos livros, foram realizados encontros para a formação dos Professores Regentes de Sala de Leitura e Bibliotecários, de modo a subsidiar o planejamento de ações envolvendo o uso do referido acervo.
O acesso foi disponibilizado à Sala de Leitura Erico Versisno no XII Jogo do Livro, ocorrido em Belo Horizonte, MG, pela Luciane Almeida. Leia o e-mail que ela enviou à Drª Cristina Maria Rosa.

Boa tarde, Cristina!
Tudo bem?
Envio, em anexo, a lista de livros que compõem a Maleta LIA (literatura indígena e africana).
Uma pequena (e necessária) contextualização: em 2008, a nossa SME reuniu um GT de diferentes profissionais para discutir a inclusão de temáticas indígenas e afro-brasileiras no currículo da Rede. Em seguida, a gerência da qual faço parte iniciou extensa e criteriosa pesquisa para aquisição de obras com tal temática, considerando as obras de referência no mercado editorial e os autores mais relevantes desse cenário. Aos pouco, criou-se um acervo, que em 2012 ganhou uma sacola de lona, em forma de maleta, com a logo MALETA LIA. 
Houve várias oportunidades para dinamização de tal material, mas o encontro fundamental se deu em 2015, quando fizemos a formação "Dinamizando a Maleta LIA", cujas fotografias apresentamos na comunicação da UFMG. Acrescentarei, também, arquivo com o release do encontro. Se você desejar alguma referência teórica, posso encaminhar também.
Um beijo e bom proveito.
Luciane A. Almeida

SME - Gerência de Mídia-Educação

A seguir, as listas...



Nenhum comentário:

Postar um comentário