sexta-feira, 12 de maio de 2017

Leituras para os pequenos: EMEI Bernardo

Na manhã do dia 11 de maio, ocorreu a primeira visita do GELL – Grupo de estudos em leitura literária – à Escola Municipal de Educação Infantil Bernardo de Souza. O convite, vindo da Diretora da Escola, professora Luana, foi endereçado ao grupo de Leitura Literária na Escola, do qual participam algumas estudantes bolsistas PET Educação. O desejo da diretora era que o grupo lesse para as 200 crianças que, em dois turnos, recebem uma educação de qualidade. A EMEI Bernardo se localiza na Rua Padre Anchieta, 3553. Para quem ainda não conhece, a referência é a Igreja da Luz.
As estudantes petianas Cinara Tonello Postringer (Fada),  Cláudia Souza (Fotógrafa), Érica Machado Leopoldo (Chapeuzinho Vermelho), Ieda Kurtz (Drª Girafalda Bixófila), Priscila Brock (Branca de Neve) e Roselaine Reis (Bruxa) encantaram as crianças com suas brincadeiras e livros. Foi uma festa o Leitura literária na EMEI Bernardo! Após o acontecido, a diretora escreveu: “Obrigada, Cristina. Elas fizeram sucessooo! Vamos querer bis!”
O Projeto
O Projeto "Leitura Literária na Escola" (COCEPE Número 52970044) vem sendo desenvolvido desde 2001 na UFPel, prioritariamente em instituições públicas de ensino infantil e fundamental.  Através dele são realizadas, semanalmente, leituras literárias para crianças. Essas leituras variaram de clássicos a modernos, passando por lendas, poesias e fábulas. Os leitores são estudantes da Licenciatura em Pedagogia e Letras, bolsistas do PET/Educação e voluntários.
Tendo como objetivos formar e qualificar professores leitores, entusiasmar estudantes a se tornarem pesquisadores no campo da leitura literária e oportunizar a todos os envolvidos o conhecimento de autores, gêneros e títulos da literatura para crianças, o Projeto Leitura Literária na Escola em como estrutura o estudo, a pesquisa e a intervenção, além da reflexão e da autoria, ao final de um ano de trabalho, de reflexões acerca do realizado em formato de artigo
Fazer com que estudantes de Pedagogia e professores que estão na escola dialoguem sobre a leitura literária, trocando informações e saberes, práticas e procedimentos também é um dos motivos que fazem com que o projeto tenha continuidade e seja, constantemente, avaliado e renovado.
Oportunizar a crianças que frequentam a escola o contato com a produção literária brasileira, especialmente, tem sido um dos focos do projeto que, em tempo concomitante, impulsiona os estudantes a saberem mais sobre a literatura e seus efeitos imensuráveis na vida escolar dos pequenos. Nesse aspecto, compartilhamos o pensamento de Fanny Abramovich (1997), para quem a literatura é a porta para um “caminho infinito de descobertas e compreensão do mundo”.

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