Semana Literária
Fabrício Carpinejar
A primeira semana de julho será
repleta de atividades na Sala de Leitura Erico Verissimo. Conheça a agenda do
GELL – Grupo de Estudos em Leitura Literária – e participe da Semana Literária Fabrício
Carpinejar. Os eventos são todos gratuitos.
Semana Literária
Fabrício Carpinejar
03/07 – Atividades
1.
Reunião do GELL – Grupo de Estudos
em Leitura Literária. Tema: Como criar e desenvolver micropolíticas de leitura
literária?
Local e hora: Sala de Leitura, 17
horas.
2.
Publicação da
Agenda da Semana Literária Fabrício Carpinejar
Local: Blog da Sala de Leitura (http://saladeleituraericoverissimoufpel.blogspot.com.br/), 9 horas.
04/07 – Aula pública de Literatura Infantil.
Tema: A Literatura Moderna: de Ana Maria Machado e Ruth Rocha a Mário
Corso e Fabrício Carpinejar.
Local: Sala 103, Térreo do
ICH/UFPel, das 9 às 11 horas:
05/07 – Estudo da
obra Lulu, de Fabrício Carpinejar. Obra recente do poeta, é
considerada um marco da “literatura infantil para incluir”. O estudo visa
aprender a apresentar o livro a crianças entre dois e 11 anos.
Ministrante: Drª Cristina Maria
Rosa
Local e hora: Sala do PET
Educação, das 15 às 17 horas;
06/07 – Leitura
literária para crianças: o GELL visita a Escola Municipal Dr. Joaquim
Assumpção. Leituras para os pequenos do pré-escolar e do primeiro ano do ensino
fundamental.
Local: A escola se localiza na
Rua Almirante Barroso, 1679 e a leitura será entre as 9 e as 11 horas;
07/07 – Atividades:
1. Leitura Literária na Sala de
Leitura: O GELL recebe as crianças do CRAS Vida Ativa – Centro de
Referência de Assistência Social. Local e hora: Sala de Leitura, 9-11 horas;
Tema: Palestra e/ou Trabalho
Científico: Como preparar e apresentar?
Conferencista: Drª. Cristina Maria Rosa
Local e horário: Auditório da
FAEM/UFPel, 12 horas.
3. Ensaio Público do Espetáculo Negro
Bonifácio
Local e horário: Museu do Doce
(Casarão 8, Centro Histórico), 16 horas.
A sala de leitura e
a formação do leitor literário
As micropolíticas de leitura
literária desencadeadas pela Sala da Leitura buscam aproximar universitários
dos livros e do gosto por ler, além de estabelecer contato profícuo com a
escola e os futuros leitores.
Integrada à Pedagogia, a Sala de
Leitura é um espaço de exercício qualificado dos saberes literários como
saberes docentes (PAULINO, 2001) e pauta-se pelo argumento de que a formação do
mediador literário é estruturador e primordial no exercício cotidiano da
docência, nos anos iniciais da escolarização.
Pesquisas indicam que a
totalidade das crianças que chegam à escola pública precisam ser alfabetizadas
literariamente (ROSA, 2015), uma vez que parte considerável das famílias das
quais são oriundas, leem pouco ou quase nada. Resultados de pesquisas recentes
indicam que o acesso à leitura literária e o consequente conhecimento de obras,
gêneros, ritos e benesses das práticas, ocorre primordialmente na escola e deve
ser considerado como um dos saberes na formação de leitores. Sem essa
“apresentação”, a leitura tem vida curta nos poucos anos de escolaridade a que
são submetidos os filhos das classes populares e cabe ao docente – ao professor
dos anos iniciais, especialmente do primeiro ao quinto – ser capaz de tornar o
experimento com os primeiros livros e a variedade de gêneros, uma experiência
na vida dos pequenos.
Ao propor e desenvolver
micropolíticas de leitura, entre elas, visitas guiadas para conhecimento do
acervo e do espaço, cursos livres, saraus literários, pesquisas sobre o livro e
a literatura e aulas em ambientes, a sala tem se tornado um lócus desencadeador
de relações múltiplas com o livro e a literatura, mas, também, com a formação
de leitores e mediadores.
Sala de Leitura Erico Verissimo
da FaE/UFPel.
Sala 04/Andar Térreo do ICH.
Alberto Rosa, 154.
Nenhum comentário:
Postar um comentário