Na semana do Gostar de ler, a
Sala de Leitura Erico Verissimo viveu momentos intensos. Após a publicação no
Blog dos resultados da pesquisa “O que são ‘coisas de mulher’?, no dia 19/06, a
Sala de leitura não parou mais de inventar alegrais para a semana entre 19 e
24/06/2017.
Na terça, dia 20/06, foi a vez da Aula pública de Literatura Infantil com
o tema A invenção da literatura infantil no RS: João Simões Lopes Neto e Erico
Verissimo;
Na quarta,
dia 21/06, foi a vez do estudo e ensaio de leitura da obra A
Zeropéia, de Herbert de Souza. Considerada um marco da “literatura infantil
para pensar”, o estudo visou aprender a apresentar A Zeropéia às crianças entre dois e 11 anos e a ministrante foi a Drª
Cristina Maria Rosa.
No dia 22/06, quinta-feira, a
Fada, a Bela, A Girafalda Bichófila e a Bruxa Aprendiz visitaram a Escola
Municipal de Educação Infantil João Guimarães Rosa. O objetivo foi ler e encantar os pequeninhos. Como
EMEI – Escola Municipal de Educação Infantil – lá têm bebês e crianças pequenas
e quem pensa que eles não se concentram, observe aí as imagens...
A Pedagoga Mônica, que havia nos convidado, mandou o
seguinte recado, depois que o grupo voltou para a Faculdade:
“Professora Cristina e equipe! Muito obrigada! As crianças, todas,
desde o berçário até a minha turminha de pré-escolar ficaram simplesmente
encantadas. Amaram tudo. Fizeram perguntas difíceis para as personagens e elas
entraram na brincadeira, não se intimidaram. Enfim, foi mágico. Obrigada em
nome da escola, das crianças e em meu nome mesmo!”.
Foi neste dia também que recebemos o parecer do COCEPE –
Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel sobre nossa proposição de Projeto
de Extensão:
“O COCEPE em 22.06 de 2017 aprovou o parecer da Comissão de
Extensão - CE, favorável ao Projeto de Extensão Sala de Leitura Erico Verissimo.
Constitui-se em um Projeto de Extensão que agrega diferenciadas, permanentes e
eventuais ações de extensão cujo tema central é a leitura literária e nela, a
formação de leitores literários na Universidade e na Sociedade”. Com este parecer
favorável, a Sala de Leitura deixou de ser uma ideia e tornou-se
institucionalizada na UFPel.
Na sexta, dia 23/06, foi a vez
das crianças do CRAS –Centro de Referência de Assistência Social Vida Ativa –
serem recebidas na Faculdade de Educação. Lá, a Bela e a Cláudia as
esperavam e foi uma alegria só a leitura de A Zeropéia, de Herbert de Souza. Depois, os adereços da sala
enfeitaram as crianças que agradeceram e prometeram voltar.
No sábado, último dia da semana,
uma reunião importante ocorreu: o grupo de estudos do Projeto de Extensão
Leitura para Menina se reuniu e definiu agenda e atuação no segundo semestre de
2017.
A Leitura Literária na Sala de
Leitura Érico Verissimo acontece todas as semanas, basta agendar que sua escola
será bem recebida.
A sala de leitura e
a formação do leitor literário
As micropolíticas de leitura
literária desencadeadas pela Sala da Leitura buscam aproximar universitários
dos livros e do gosto por ler, além de estabelecer contato profícuo com a
escola e os futuros leitores.
Integrada à Pedagogia, a Sala de
Leitura é um espaço de exercício qualificado dos saberes literários como
saberes docentes (PAULINO, 2001) e pauta-se pelo argumento de que a formação do
mediador literário é estruturador e primordial no exercício cotidiano da
docência, nos anos iniciais da escolarização.
Pesquisas indicam que a
totalidade das crianças que chegam à escola pública precisam ser alfabetizadas
literariamente (ROSA, 2015), uma vez que parte considerável das famílias das
quais são oriundas, leem pouco ou quase nada. Resultados de pesquisas recentes
indicam que o acesso à leitura literária e o consequente conhecimento de obras,
gêneros, ritos e benesses das práticas, ocorre primordialmente na escola e deve
ser considerado como um dos saberes na formação de leitores. Sem essa
“apresentação”, a leitura tem vida curta nos poucos anos de escolaridade a que
são submetidos os filhos das classes populares e cabe ao docente – ao professor
dos anos iniciais, especialmente do primeiro ao quinto – ser capaz de tornar o
experimento com os primeiros livros e a variedade de gêneros, uma experiência
na vida dos pequenos.
Ao propor e
desenvolver micropolíticas de leitura, entre elas, visitas guiadas para
conhecimento do acervo e do espaço, cursos livres, saraus literários, pesquisas
sobre o livro e a literatura e aulas em ambientes, a sala tem se tornado um
lócus desencadeador de relações múltiplas com o livro e a literatura, mas,
também, com a formação de leitores e mediadores.
Ela está localizada no Andar Térreo
do ICH e desenvolve eventos gratuitos que focam a formação do
leitor literário.
Acompanhe a agenda do GELL –
Grupo de Estudos em Leitura Literária – no Blog da Sala de Leitura!
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