Pauta estudantil:
por uma FaE Dialógica e Inclusiva!
Ana Lúcia Rodrigues de Oliveira
Daniel
Borba e Ávila
Larissa
Mendes
Michele
Duarte Huch
No domingo, dia 18 de
outubro, um grupo de discentes da Licenciatura em Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação
em Educação se reuniram. O foco foi reunir em uma pauta, as demandas estudantis
à FaE Dialógica e Inclusiva.
Envolvidos no apoio à Candidatura
de Antônio Maurício e Vania Grim Thies
à Direção da Faculdade de Educação da UFPel, pleito que inicia hoje e terá os
resultados revelados na quinta, dia 22/10, durante duas horas o diálogo gerou
um clima de reinvenção de desejos e projetos dos estudantes que circulam ou já circularam nos
corredores e salas de aula da FaE.
O que desejam os estudantes?
1. O fortalecimento do Diretório Acadêmico: com o intuito de dar voz e vez aos estudantes. O grupo pensa que estudantes devem ser autores
de suas demandas e percebem que este objetivo está proposto no Plano de Gestão
da FaE Dialógica e Inclusiva:
“Apoiar ações de existência e resistência junto
ao Diretório Acadêmico da Faculdade de Educação (DAFE), bem como junto aos
representantes dos cursos de Pós-Graduação”.
2.
Oportunizar espaços de ensino, pesquisa e extensão para os alunos
do primeiro semestre, refletindo, por meio do diálogo, com o sujeito discente.
Como a FaE/UFPel pode auxiliá-lo no seu processo de construção do conhecimento?
Para responder, é importante construir este vínculo desde o início do curso, evitando,
por falta de comunicação, o desinteresse e a evasão. No Plano de Gestão da FaE
Dialógica e Inclusiva, esse tema foi tratado:
“Apoiar
projetos de ensino, pesquisa e extensão que promovam, sobretudo, a inclusão, a
democracia e a pluralidade de ideias”.
3.
A revisão de disciplinas, seminários, palestras, workshops, entre
outras ofertas de conteúdos e formatos no âmbito da Educação Especial. Hoje, a
sensação é que os discentes que concluem a Licenciatura em Pedagogia tem parca
ou inadequada formação para atender crianças e jovens especiais. No Plano de Gestão
da FaE Dialógica e Inclusiva, esse tema foi assim abordado:
“Fomentar
a implantação dos novos currículos dos cursos de pedagogia diurno e noturno,
considerando a pluralidade de público e demandas”; e “Dar suporte para a
qualificação dos cursos de pedagogia diurno e noturno”.
4.
Criar um mapeamento para verificar as demandas de permanência, alimentação,
locomoção e acesso ao material da bibliografia básica de disciplinas que os estudantes
possam ter. A pluralidade no ingresso demanda que sejamos atentos às necessidades
básicas de cada indivíduo, criando, assim, uma mediação entre DAFE e DIREÇÃO na
manutenção de um grupo de apoio. Percebemos essa intensão ao ler o Plano de Gestão
da FaE Dialógica e Inclusiva, no qual está escrito:
“Promover
ações de acolhimento e diálogo permanente com os estudantes da Pedagogia” e “Contribuir com
o desenvolvimento de ações afirmativas e de inclusão, por meio do
fortalecimento do diálogo com os coletivos organizados, bem como a Coordenação
de Inclusão e Diversidade (CID) da UFPel e os núcleos que a compõem: Núcleo de
Gênero e Diversidade (NUGEN), Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) e
Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade (NUAAD)”.
5.
Fomentar a valorização dos professores e egressos da FaE, possibilitando
a contribuição destes profissionais com a formação dos estudantes da
licenciatura. Acreditamos que relatos de experiência de licenciados e professores
da rede podem criar ou potencializar uma “cultura de acolhimento e
pertencimento”. Percebemos que no Plano de Gestão da FaE Dialógica e Inclusiva,
essa demanda foi pensada:
“Acompanhar os
egressos dos cursos de Pedagogia através de uma avaliação permanente que
qualifique a formação inicial e continuada” e “Acompanhar os egressos dos
cursos de Pedagogia através de uma avaliação permanente que qualifique a
formação inicial e continuada”.
6.
Gerar e suprir uma nova
cultura de interligação entre a Graduação e a Pós-Graduação de forma a criar um
laço de construção plural entre as formações. Sonhamos em ampliar o
conhecimento e não a disputa! O Plano de Gestão da FaE
Dialógica e Inclusiva pensou nisso, pois deseja:
“Favorecer a articulação entre a graduação e os
diferentes cursos de pós-graduação, promovendo o diálogo entre os estudantes
desses cursos”.
7.
Criação de salas
interativas para convivência e trocas de experiências. Esse desejo está incluso
no Plano de gestão da FaE Dialógica e
Inclusiva:
“Construir um
plano diretor, por meio do diálogo, com as outras unidades do Campus das
Ciências Humanas e Sociais, para otimização dos espaços diversos, tais como
laboratórios de informática e laboratórios de ensino, considerando as
diferentes formas de inclusão, visando a pluralidade das áreas do conhecimento”.
Representação discente: mais e mais
Os
estudantes reunidos no domingo, dia 18/10, salientam a importância da
representação discente na tomada de decisões que dizem respeito à FaE;
Desejam
que se ampliem as mobilizações para que mais estudantes estejam presentes
nesses espaços de diálogo;
Acreditam
que a FaE Dialógica e INCLUSIVA, respeitará e suprirá as demandas discentes;
Voto em FaE Dialógica e Inclusiva!
Por todas as razões e emoções acima expostas, o grupo de estudantes declara: Votamos em Antônio Mauricio e Vânia para nos representarem nos próximos quatro anos!
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