terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Infâncias: reunião de contos de Cristina Maria Rosa


 Infâncias: um e-book para crianças

Cristina Maria Rosa


Em 2019, dei início a um projeto: reunir, em livro, contos que escrevo desde algum tempo e que tenham, como personagem central, crianças. Ele está pronto e, em breve, será disponibilizado online, gratuitamente.

Alguns dos títulos contidos no sumário são: A fada dos moranguinhos, A língua dos gatos, A Maçã da Branca de Neve,  Anita, As três Dulces, Biso Albino Biso Bruno, Bolas de Berlim,  Brasileirinhas,  Cadeira do Pensamento, Carol, Charles, o sapo, Costumes de Frederico, o príncipe, Fogueira,  Frederico, o príncipe, Íris e os três Porquinhos, Jaguatirica, Meninas e sobrinhas, Narizinho, O palco da Dona Flávia, Os herdeiros, Os treze de Platão, Piquenique de casaco de gola, Um bilhete para a Bruxa, Um guri argentino, Uma bebê, um bico e um tapa.

Opinião

Ao ser convidado a compor o posfácio, após ler os contos o estudante de Pedagogia Alisson Castro Batista escreveu:

"Com elegância e descontração, a obra proporciona um ambiente de leitura aconchegante, transitando entre diferentes formas de apresentar a complexa simplicidade da Infância. Trata-se de um apanhado de acontecimentos cotidianos que convidam o leitor para, involuntariamente, vez ou outra, visitar o seu próprio passado. Como observado neste trecho logo no início da obra: “Um livro de narrativa de infâncias quase sempre é a memória de um adulto que, ao ser convidado a se emocionar com o que ocorre a seu redor, deixa, por escrito, as palavras da emoção sentida.“ Estes relatos emocionados dos adultos são traduzidos em narrativas sutis e imprevisíveis, que inspiram o leitor a visitar suas memórias e resignificar constantemente as lembranças que encontrarem por lá" (BATISTA, 2010).


Nenhum comentário:

Postar um comentário