Por que defender o sistema público de
financiamento de pesquisa? Por que, além de estudar gratuitamente nas Universidades
Públicas, estudantes são financiados por
editais e programas de Pesquisa no Brasil?
Buscando entender e, mais que isso, defender a
necessidade da formação de sujeitos pensantes, inteligentes, críticos,
criativos e voltados ao bem comum, decidimos colaborar com a coluna do Repórter
Tulio Milman, que convidou pesquisadores apoiados pela CAPES a divulgar seus
temas de pesquisa e a importância desses para a sociedade.
Nossas pesquisas:
Convidados a responder ao convite, um grupo de
estudantes vinculados ao GELL e financiados pelo Programa de Educação tutorial (PET
Educação), respondeu. A seguir, seus textos, todos encaminhados ao email indicado
na matéria em Zero Hora de quarta-feira, dia 08 de agosto de 2018.
1.
Pesquiso o Perfil social,
cultural, racial e de gênero de um grupo de estudantes que, como eu, são
bolsistas na UFPel. Intenciono conhecer se estes encontram impedimentos em suas
vidas estudantis por serem como são. O grupo estudado é composto por 192
estudantes bolsistas do Programa de Educação Tutorial na UFPel que, ao
revelarem diferentes formas de pensar, agir e conviver, informa sobre as
políticas de ingresso (cotas, entre elas) e permanência (bolsas de estudo e
relações entre pares, entre outras) nas Universidades Públicas de nosso país. LEONARDO
CAPRA – Bolsista GELL/PET/MEC;
2.
Tenho investigado práticas de
leitura de estudantes universitários. O objetivo é traçar um perfil do
estudante de Pedagogia da UFPel. A pesquisa considera todos os estudantes que,
desde 2017, ingressaram na Licenciatura e me interessa saber o que leem, quando
e com qual motivação além de conhecer quais seus autores e gêneros prediletos.
Com os resultados evidenciados pela pesquisa abrem-se possibilidades de
mobilização dos professores formadores com a finalidade de intervir e
incentivar a leitura e assim qualificar as práticas docentes de futuros
professores. Ieda Kurtz – Bolsista GELL/PET/MEC
3.
Pesquiso o impacto da leitura
literária – através de ações organizadas e frequentes –para um grupo de
crianças que frequentam o 3º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública na
periferia urbana de Pelotas. O foco é a apresentação
de autores gaúchos e obras literárias importantes para o repertório cultural
dos meninos e meninas que ali estudam, além da formação do hábito da leitura. CLÁUDIA
SOUSA – Bolsista GELL/PET/MEC;
4.
Intenciono conhecer o
repertório – prévio e adquirido durante a graduação – de leituras literárias e
científicas entre estudantes da Pedagogia, futuros professores. Por atuarem
na sociedade com crianças desde tenra idade, sua formação como leitores e
mediadores é fundamental. A pesquisa visa indicar qualidades e deficiência na
formação e oportunizar interferências por parte da instituição (Faculdade de
Educação/UFPel) no que tange à qualificação na formação. Paula de David
Penteado – Bolsista GELL/PET/MEC.
Ainda dá tempo: envie o teu resumo e defenda a
premência de mais e mais incentivos à pesquisa nas Universidades do país. E
leia os textos já publicados. Eles são interessantíssimos! O endereço para
envio de teu resumo é: informe.especial@zerohora.com
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