segunda-feira, 27 de agosto de 2018

GELL e a Educação do Campo


O GELL - Grupo de Estudos em Leitura Literária recebeu, na sexta-feira, dia 24/08, um grupo de crianças e adolescentes vinculadas ao evento "Educação do Campo", organizado pela Professora Vania Grim Thies, da Faculdade de Educação da UFPel. Foi na Sala de Leitura Erico Verissimo – ambientada no Museu do Doce – que meninas e meninos que estudam entre o 1º e o 9º ano do Ensino Fundamental em uma Escola Pública no município de Canguçu ouviram contos escritos por João Simões Lopes Neto há mais de cem anos. Os contos, inseridos na Cartilha Artinha de Leitura (JSLN, 1907), foram lidos aos estudantes com o intuito de apresentar-lhes a linguagem e a forma de pensar do contista pelotense.
Artinha de Leitura e os contos escolhidos
Artinha de Leitura, livro do qual foram extraídos os textos referidos nesse trabalho, é uma obra escrita pelo pelotense entre 1904 e 1908, a próprio punho. Foi parcialmente ilustrada com imagens recortadas e coladas cuja fonte é desconhecida. Constituiu relevante parte do projeto didático que João Simões Lopes Neto criou para a infância na escola, nomeado por ele de “Série Braziliana” (ROSA, 2008).
Elaboradas para crianças há mais de cem anos, as narrativas foram nomeadas “contos morais” por Rosa (2010), que se dedicou a observar como crianças na atualidade recebem essas narrativas. De linguagem simples e frequentemente interativa – o escritor JSLN convida seus leitores a refletir sobre o enredo e seu desfecho e manifestar opiniões acerca dos personagens e seus comportamentos –, os contos apresentam uma faceta desconhecida de JS: não raro, ele adverte os leitores crianças sobre o inadequado de escolhas e atitudes dos protagonistas.
O passeio
A turma – oriunda da Escola Estadual de Ensino Médio Oziel Alves Pereira e acompanhadas pelas [funcionárias Marilete Quintana e Loeci Gomes e pela Eliane Prestes Vargas, Presidente do Conselho de Pais e Mestres da escola – integra o Projeto Cultural Mística e Dança na Escola. Os estudantes que vieram ao Museu, nesse dia, foram: Artur Muller, Cecilia Vargas, Emily Vieira, Guilherme dos Santos, Larissa Morales,  Nathan Vieira, Nilmar Roque Xavier, Sabrina Epifanio,  Tainá Costa,  Tiago Vargas e Weliton Dias.
Para o passeio, o grupo de crianças e adolescentes foi acompanhado pela estudante de Turismo e guia especializada no Centro Histórico, a Helena Albuquerque. Apesar da chuva e do frio intenso, eles visitaram os prédios que compõem o conjunto arquitetônico tombado pelo IPHAN e, por volta das 14 horas, percorreram os corredores e salas do Museu do Doce. O porão, descrito como "geladinho" e com "cheiro de terra", foi a parte mais interessante, segundo os estudantes. 
A leitura
Na entrada da Sala de Leitura Erico Verissimo, o grupo de estudantes foi recebido pelo GELL - Grupo de Estudos em Leitura Literária da FaE/UFPel – que, entre um conto e outro, mostrou a todos a letra de João Simões e a forma de escrita dos contos escolhidos para a leitura: "Um teimozo" e "A preguiçoza".

















Nenhum comentário:

Postar um comentário