Cristina Maria Rosa
A sala de leitura Erico
Verissimo busca saber indicar o que ler. Esse é um de seus objetivos. Assim, um
dos investimentos é o desenvolvimento da temática “Critérios de escolha do que
ler”, em aulas ou curso de curta duração e mesmo em formações de professores. Em
2019, as ações da sala são:
1.
Aulas na Livraria. Ocorridas em abril
e maio de 2019 na disciplina “Teoria e Prática Pedagógica I”, ofertada à Licenciatura
em Pedagogia da FaE/UFPel), na Disciplina “Literatura Infantil, Artes Visuais e Música”,
ofertada à estudantes de Especialização em Educação (FaE, 2019-2020) e na Disciplina
“Literatura: Contos Clássicos e 100 melhores Brasileiros”, ofertada
ao público 60 + da Universidade Aberta a
Pessoas Iidosas da UFPel;
2.
Formação de Professores: Ocorrem em escolas, a convite
da direção. Em 2019, estamos em contato com duas escolas: a Escola Luíz Augusto
de Assumpção no Balneário dos Prazeres, em Pelotas, RS, onde a formação já
ocorreu e na qual desenvolveremos um programa de leitura literária para as
crianças e na Escola Municipal de Ensino Fundamental
Nossa Senhora de Lourdes, no Fragata, onde iniciamos, a convite da Coordenadora
Pedagógica, um projeto a apoiá-la na transformação de sua escola em uma
"Escola Leitora". Lá existe biblioteca, livros, sala de leitura,
professoras leitoras, crianças que gostam de ler e uma coordenadora que ama
ler. E uma diretora que apoia. O foco da formação vai ser a torca, entre
universitários e professores, de seus processos de formação. Perguntas como: Por
que gostamos de ler? Como nos formamos leitores? Quais os livros que mais
admiramos? Estão no ápice desse projeto.
3.
Curso de Formação e Aperfeiçoamento de
Bibliotecários: uma parceria entre o CETEP/SMED/Pelotas
e a Faculdade de Educação da UFPel (através da Sala de Leitura Erico Verissimo
e PET Educação). O foco é a formação e qualificação dos professores que são
responsáveis pelas bibliotecas escolares no Município, tanto na zona urbana
como rural. A abertura do evento, ocorrida em 11 de abril de 2019, às
9 horas na Bibliotheca Pública Pelotense teve a participação de 86 professoras
e contou com a presença das coordenadoras, Bibliotecária
Simone Echebeste, Professora Cristina Maria Rosa (FaE/UFPel e Pedagoga Estela
Sampaio (CETEP/SMED).
Em todas
essas ações, consideramos sugestões de bons livros a partir de nossos critérios
e de leitores fluentes ou autores renomados. Recentemente, recebi mais uma
lista, organizada pela revista Crescer e publicada[1] em 23 de julho de 2018. Compartilho contigo parte da matéria e os
títulos indicados, bem como a equipe que os selecionou:
Por Aryane Cararo
Como se faz uma boa
escolha? Diante de tantos lançamentos, fica difícil saber qual livro oferecer
para as crianças. Às vezes, nos deixamos levar pela necessidade, outras pelo
que nos toca o coração. E, claro, não conseguimos fugir da influência do mundo
ao nosso redor. Guiados por critérios de criatividade, inovação e qualidade de
texto, de ilustração e de projeto gráfico, 38 jurados fizeram suas escolhas
para a lista dos 30 Melhores Livros Infantis do Ano, realizada pela CRESCER há
13 anos. Os títulos aqui selecionados são aqueles que mais vezes foram citados
e mais bem pontuados, de um universo de 195 obras mencionadas.
É interessante observar
como as lutas contemporâneas e as questões existenciais vieram fortes nesta
edição. Assuntos relacionados a gênero e diversidade afloraram em títulos que
ora liberam meninos e meninas da divisão por sexo no vestuário, ora não
entendem qual é a cor de um “lápis cor de pele”. Sinais dos novos tempos...
Tempo, esse substantivo que
dita vida e morte, chegadas e despedidas, uma espera às vezes ansiosa, outras
vagarosa, também ditou a essência para algumas das histórias desta seleção.
Histórias que puxam outras, transformando a leitura em uma busca divertida
pelas referências implícitas, como você notará em diversos livros. Um, em
especial, que empossa o pequeno leitor de seus direitos – entre eles, a
garantia sagrada de fazer de conta. E imaginação é o que não falta aqui, em
obras com questões tão instigantes que a pergunta que abre este texto até
merecia estar em uma delas. Esperamos que, após a leitura das próximas páginas,
você consiga fazer sua boa escolha.
Os títulos mais
interessantes lançados em 2017.
1.
A quatro mãos. Texto
e ilustrações de Marilda Castanha, Editora Companhia das Letrinhas;
2.
O passeio. Texto de Pablo
Lugones e ilustrações de Alexandre Rampazo, Editora Gato Leitor;
3.
Lina e o balão. Texto
e ilustrações de Komako Sakai, Editora Pequena Zahar;
4.
O sol se põe na
Tinturaria Yamada. Texto de Claudio Fragata e ilustrações de Raquel Matsushita,
Editora Pulo do Gato;
5.
O caminhão. Texto e
ilustrações de Lúcia Hiratsuka, Cortez Editora;
6.
A mulher que matou
os peixes. Texto de Clarice Lispector e ilustrações de Mariana Valente, Editora
Rocco Pequenos Leitores;
7.
A ilha do vovô. Texto
e ilustrações Benji Davies, Editora Salamandra;
8.
Com quantos pingos
se faz uma chuva? Texto de Maria Amália Camargo e ilustrações de Ionit
Zilberman, Ôzé Editora;
9.
O mundo seria mais
legal. Textos e ilustrações de Marcelo Tolentino, Editora Companhia das
Letrinhas;
10.
O sótão. Texto de
Hiawyn Oram e ilustrações de Satoshi Kitamura, Editora Pequena Zahar;
11.
Andar por aí .Texto
de Isabel Minhós Martins e ilustrações de Madalena Matoso, Editora 34;
12.
Polvo pólvora. Ilustrações
de Laurent Cardon, Editora Biruta;
13.
Duas casas. Texto de
Roseana Murray e ilustrações de Elvira Vigna, Abacatte Editorial;
14.
A volta dos gizes de
cera. Texto de Drew Daywalt e ilustrações de Oliver Jeffers, Editora
Salamandra,
15.
De flor em flor História
de JonArno Lawson e ilustrações de Sydney Smith, Editora Companhia das
Letrinhas;
16.
Com que roupa irei
para a festa do rei? Texto de Tino Freitas e ilustrações de Ionit Zilberman,
Editora do Brasil;
17.
O dia da festa. Texto
e ilustrações de Renato Moriconi, Editora Pequena Zahar;
18.
Rosa. Texto e
ilustrações de Odilon Moraes, Edições Olho de Vidro;
19.
Histórias de Willy. Texto
e ilustrações de Anthony Browne, Editora Pequena Zahar;
20.
Direitos do pequeno
leitor. Texto de Patricia Auerbach e ilustrações de Odilon Moraes, Editora
Companhia das Letrinhas;
21.
Use a imaginação. Texto
e ilustrações de Nicola O’Byrne, Editora Brinque-Book;
22.
Muito cansado e bem
acordado. Texto e ilustrações de Susanne Strasser, Editora Companhia das
Letrinhas;
23.
Deu zebra no ABC. Texto
e ilustrações de Fernando Vilela, Editora Pulo do Gato;
24.
Adelaide, a canguru
voadora. Texto e ilustrações de Tomi Ungerer, Aletria Editora;
25.
A casa do Cuco. Texto
e ilustrações de Alexandre Camanho, Editora Pulo do Gato;
26.
Assopre, ponha o
curativo e sarou! Texto de Bernd Penners e ilustrações de Henning Löhlein,
Editora Brinque-Book
27.
Pode pegar. Texto e
ilustrações de Janaina Tokitaka, Editora Boitatá;
28.
Super. Texto e
ilustrações de Jean-Claude Alphen, Editora Pulo do Gato;
29.
A cor de Coraline. Texto
e ilustrações de Alexandre Rampazo, Editora Rocco Pequenos Leitores;
30.
O caminho de Marwan.
Texto de Patricia de Arias e ilustrações de Laura Borràs, Trioleca Casa
Editorial.
Alice Áurea Penteado Martha é professora do Programa de pós-graduação em Letras da UEM (PR), coordenadora do Grupo de Pesquisa Centro de Estudos de Leitura, Literatura e Escrita (Celle/UEM), membro do Grupo de Pesquisa Leitura e Literatura na Escola e votante da FNLIJ.
Alice Bandini é arte-educadora e contadora de histórias. Atuou no setor de programação cultural da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas (SP).
Ana Crelia Dias é doutora em Literatura Brasileira pela UFRJ e coordenadora do curso de especialização em Literatura Infantil e Juvenil da mesma universidade.
Ana Paula da Costa Carvalho de Jesus é mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP, professora de Língua Portuguesa e Literatura do Ensino Fundamental II do Colégio São Domingos (SP) e assessora de literatura infantil para escolas e editoras.
Angela Müller de Toledo é bibliotecária escolar (SP), especialista em produção cultural para crianças e jovens, consultora na área de literatura infantojuvenil e formadora de mediadores de leitura.
Beatriz Cattani é bibliotecária formada pela USP. Atua em bibliotecas escolares há mais de 20 anos e atualmente trabalha no Colégio Rainha da Paz (SP).
Beto Silva é pedagogo e psicopedagogo, consultor e assessor de projetos nas áreas do livro, leitura, literatura, juventude e inovação educacional. Atuou em projetos nas áreas da educação, cultura, saúde e assistência social por 13 anos. Atualmente é membro do Instituto Clio, consultor do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável e mediador de leitura.
Camila Martins, Gislene Gambini e Glauco Lenzi são livreiros da Livraria Novesete (SP), especializada em títulos infantojuvenis.
Claudia Amorim é jornalista e sócia da livraria infantojuvenil Malasartes (RJ).
Cristiane Rogerio é jornalista e pesquisadora de cultura e infância, professora e coordenadora pedagógica da pós-graduação O Livro Para a Infância: Textos, Imagens e Materialidades d’A Casa Tombada/Faculdade de Conchas – Facon (SP).
Daniela Portella e Letícia Seles Xavier são da equipe infantil da Livraria da Vila, unidade Fradique (SP).
Denize Bianchi Silveira Carvalho e Priscila Silveira Carvalho são livreiras e proprietárias da Distribuidora Casa de Livros (SP).
Evie Milani é livreira do Espaço Cortez (SP).
Fernanda Passamai Perez é graduada em Letras, mestranda em Ciência da Informação e especialista em Literatura Infantojuvenil. Concebeu o clube de leitura Vilalê e atua como mediadora de leitura na biblioteca Tatiana Belinky, ambos na Escola da Vila (SP).
Glória Valladares Grangeiro é bibliotecária especialista em literatura infantojuvenil. É membro do Projeto de Alfabetização de Ribeirinhos da Amazônia e coordenadora do Projeto Leitura no Sítio (RO).
Inês De Biase Coordenou a elaboração do livro Bibliotecas Infantis – Um Programa Para Pequenos Leitores das Bibliotecas Parque do Estado do Rio de Janeiro e é coordenadora de Projetos de Leitura das bibliotecas da Escola Parque (RJ).
João Luís Ceccantini é professor de Literatura Brasileira da UNESP – FCL Assis.
Lourdes Atié é consultora pedagógica das redes pública e privada de ensino (SP) e coordenadora da comissão de Seleção do Prêmio Vivaleitura.
Lucélia Martins de Souza é geógrafa, agente do brincar, estudante de Educomunicação pela ECA-USP e atua como formadora e articuladora em ações educativas e culturais para a formação de leitores e mediadores.
Malu Custódio Souto é proprietária da Livraria Companhia Ilimitada (SP), especializada em literatura infantojuvenil.
Maria Angela Aranha é sócia da Livraria Casa de Livros (SP), especializada em literatura infantojuvenil.
Maria das Graças Monteiro Castro é professora da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da UFG, votante da FNLIJ e membro titular do Colegiado Setorial do Livro, Leitura e Literatura do Ministério da Cultura.
Maria de Remédios Ferreira Cardoso é diretora da Educação Infantil da Escola Móbile (SP).
Maria José Nóbrega é mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela USP e consultora pedagógica de várias escolas e editoras de São Paulo.
Mario Hélio é jornalista, escritor, editor e professor, mestre em História e doutor em Antropologia (Universidade de Salamanca, Espanha). Foi o coordenador da programação literária da Fliporto de 2009 a 2015.
Paola Pio da Costa é professora do colégio Maristinha Pio XII (DF) e dá consultoria em escolas e em projetos de leitura e literatura.
Renata Junqueira de Souza é livre-docente em Literatura e Ensino, professora da Unesp e coordenadora do Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil.
Rosa Maria Ferreira Lima é bibliotecária, especialista em leitura e formação de leitores, coordenadora estadual do Proler (MA) e votante da FNLIJ.
Rúbia Noguchi e Mariana Amargós são livreiras especialistas em literatura infanto-juvenil da Panapaná Livraria Infantil (SP).
Silvia Oberg é graduada em Letras (PUC-Campinas), doutora em Ciência da Informação e Educação (ECA-USP), especialista em literatura infantil e juvenil. Trabalhou na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato (SP) como pesquisadora em leitura e literatura. Atua em programas de formação de mediadores de leitura, presta consultoria a editoras, é crítica literária e curadora de prêmios de literatura infantil e juvenil.
Stela Maris Fazio Battaglia é historiadora com doutorado na área de Linguagem e Educação (USP). Coordena projetos de formação de mediadores de leitura com enfoque em literatura infantil e juvenil.
Volnei Canônica é especialista em literatura infantil e juvenil e diretor do Centro de Leitura Quindim.
Zenaide Denardi é contadora de histórias e atriz, e já trabalhou no departamento de marketing cultural da Livraria Cultura (SP).
Nenhum comentário:
Postar um comentário