Infância reconhecida: uma carta aos professores.
Cristina Maria Rosa
Quando entregou, em 1998, o Referencial
Curricular Nacional para a Educação Infantil, o Ministro da Educação à época,
escreveu uma Carta aos Professores de
Educação Infantil. Ela está disponível, na íntegra, em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf.
Um dos aspectos contidos na carta capturou minha atenção:
“Considerando a fase transitória
pela qual passam creches e pré-escolas na busca por uma ação integrada que
incorpore às atividades educativas os cuidados essenciais das crianças e suas
brincadeiras, o Referencial pretende apontar metas de qualidade que contribuam
para que as crianças tenham um desenvolvimento integral de suas identidades,
capazes de crescerem como cidadãos cujos direitos à infância são reconhecidos”.
“... cidadãos cujos direitos à
infância são reconhecidos”. Interessante! Leia na integra a carta, e observe a
educação que estamos oferecendo a nossos pequenos nas escolas...
“É com muito prazer que lhe
entregamos o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil referente
às creches, entidades equivalentes e pré-escolas, que integra a série de
documentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais elaborados pelo Ministério da
Educação e do Desporto. Atendendo às determinações da Lei de Diretrizes e Bases
da Educação Nacional (Lei 9.394/96) que estabelece, pela primeira vez na
história de nosso país, que a educação infantil é a primeira etapa da educação
básica, nosso objetivo, com este material, é auxiliá- lo na realização de seu
trabalho educativo diário junto às crianças pequenas. Considerando a fase transitória
pela qual passam creches e pré-escolas na busca por uma ação integrada que
incorpore às atividades educativas os cuidados essenciais das crianças e suas
brincadeiras, o Referencial pretende apontar metas de qualidade que contribuam
para que as crianças tenham um desenvolvimento integral de suas identidades,
capazes de crescerem como cidadãos cujos direitos à infância são reconhecidos.
Visa, também, contribuir para que possa realizar, nas instituições, o objetivo
socializador dessa etapa educacional, em ambientes que propiciem o acesso e a
ampliação, pelas crianças, dos conhecimentos da realidade social e cultural.
Este documento é fruto de um amplo debate nacional, no qual participaram
professores e diversos profissionais que atuam diretamente com as crianças,
contribuindo com conhecimentos diversos provenientes tanto da vasta e longa
experiência prática de alguns, como da reflexão acadêmica, científica ou
administrativa de outros. Ele representa um avanço na educação infantil ao
buscar soluções educativas para a superação, de um lado, da tradição
assistencialista das creches e, de outro, da marca da antecipação da
escolaridade das pré-escolas. O Referencial foi concebido de maneira a servir
como um guia de reflexão de cunho educacional sobre objetivos, conteúdos e
orientações didáticas para os profissionais que atuam diretamente com crianças
de zero a seis anos, respeitando seus estilos pedagógicos e a diversidade
cultural brasileira. Esperamos que os esforços daqueles que participaram dessa
empreitada, em nome da melhoria da educação infantil, possam reverter em um
enriquecimento das discussões pedagógicas no interior de cada instituição,
subsidiando a elaboração de projetos educativos singulares, em parceria com as
famílias e a comunidade” (Paulo Renato Souza. Ministro da Educação e do Desporto.
Brasil, 1998).
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