Na manhã do dia 11 de maio, ocorreu a primeira
visita do GELL – Grupo de estudos em leitura literária – à Escola Municipal de
Educação Infantil Bernardo de Souza. O convite, vindo da Diretora da Escola,
professora Luana, foi endereçado ao grupo de Leitura Literária na Escola,
do qual participam algumas estudantes bolsistas PET Educação. O desejo da
diretora era que o grupo lesse para as 200 crianças que, em dois turnos,
recebem uma educação de qualidade. A EMEI Bernardo se localiza na Rua Padre Anchieta,
3553. Para quem ainda não conhece, a referência é a Igreja da Luz.
As estudantes petianas Cinara Tonello
Postringer (Fada), Cláudia Souza (Fotógrafa), Érica Machado Leopoldo
(Chapeuzinho Vermelho), Ieda Kurtz (Drª Girafalda Bixófila), Priscila Brock
(Branca de Neve) e Roselaine Reis (Bruxa) encantaram as crianças com suas
brincadeiras e livros. Foi uma festa o Leitura literária na EMEI Bernardo! Após
o acontecido, a diretora escreveu: “Obrigada, Cristina. Elas fizeram sucessooo!
Vamos querer bis!”
O Projeto
O Projeto "Leitura Literária na Escola"
(COCEPE Número 52970044) vem sendo desenvolvido desde 2001 na UFPel,
prioritariamente em instituições públicas de ensino infantil e fundamental. Através
dele são realizadas, semanalmente, leituras literárias para crianças. Essas
leituras variaram de clássicos a modernos, passando por lendas, poesias e
fábulas. Os leitores são estudantes da Licenciatura em Pedagogia e Letras,
bolsistas do PET/Educação e voluntários.
Tendo como objetivos formar e qualificar
professores leitores, entusiasmar estudantes a se tornarem pesquisadores no
campo da leitura literária e oportunizar a todos os envolvidos o conhecimento
de autores, gêneros e títulos da literatura para crianças, o Projeto Leitura
Literária na Escola em como estrutura o estudo, a pesquisa e a intervenção,
além da reflexão e da autoria, ao final de um ano de trabalho, de reflexões
acerca do realizado em formato de artigo
Fazer com que estudantes de Pedagogia e professores
que estão na escola dialoguem sobre a leitura literária, trocando informações e
saberes, práticas e procedimentos também é um dos motivos que fazem com que o
projeto tenha continuidade e seja, constantemente, avaliado e renovado.
Oportunizar a crianças que frequentam a escola o contato com a produção
literária brasileira, especialmente, tem sido um dos focos do projeto que, em
tempo concomitante, impulsiona os estudantes a saberem mais sobre a literatura
e seus efeitos imensuráveis na vida escolar dos pequenos. Nesse aspecto,
compartilhamos o pensamento de Fanny Abramovich (1997), para quem a
literatura é a porta para um “caminho infinito de descobertas e compreensão do
mundo”.
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