Dados da Proposta
Coordenação: Drª Cristina Maria Rosa
Docente no Departamento de Ensino da Faculdade de Educação/UFPel.
Público: Meninas do 7º, 8º e 9º ano da E.E.E.F. Fernando Treptow
Espaço: Biblioteca Cristina Maria Rosa
Data: 08/03/2017, Dia internacional da Muher, entre as 9 às 11 horas
Descrição:
O evento Leituras para meninas constitui-se de leituras
públicas de obras literárias infanto-juvenis de escritoras brasileiras e não só.
As obras foram escolhidas por terem, em seu universo ficcional, protagonistas
meninas, mocinhas e ou mulheres que não esperam o príncipe encantado resolver
seus problemas. São personagens inspiradoras, que se responsabilizam por si
mesmas, propõem saídas inusitadas para velhos problemas e são bem humoradas. Será
desenvolvido pelo GELL - Grupo de Estudos em Leitura Literária da FaE/UFPel – e
está integrado a outras atividades pensadas para o Dia Internacional da Mulher que serão desencadeadas pela Faculdade
de Educação. Destinado às meninas do 7º, 8º e 9º ano da E.E.E.F. Fernando
Treptow, ocorrerá na manhã do dia 08/03/2017, na Biblioteca Cristina Maria Rosa.
Leituras para meninas:
ficha técnica
1.
Cinara Postringer: A bailarina, de
Vinícius de Moraes e As meninas, de Cecília Meireles;
2.
Cristina Rosa: Pandolfo Bereba, de
Eva Furnari;
3.
Érica Machado Leopoldo: Uma Chapeuzinho, de
Marjolaine Leray;
4.
Rafaela Canez Camargo: Ervilina e o
princês, de Sylvia Orthof;
5.
Tamires Machado: Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector;
6.
Ieda Kurtz: O Príncipe que Bocejava,
de Ana Maria Machado.
4 - Justificativa
Integrado a uma data especial e tendo como foco a leitura literária, ler
publicamente tem sido a ênfase do GELL - Grupo de Estudos em Leitura Literária
da FaE/UFPel. A leitura de textos sobre personagens femininas desde a infância
empodera as meninas e pode inspirá-las a serem protagonistas das próprias
vidas. Os objetivos do grupo são:
ü
ler textos literários de qualidade;
ü
ler mulheres para meninas;
ü
reunir meninas e mulheres leitoras;
ü
ler em um espaço escolar;
ü
ler e brincar de pensar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário