O evento Leituras
para meninas ocorreu no dia 08 de março de 2017, entre as 9 e as 11 horas da manhã, na Biblioteca Cristina
Maria Rosa, que se localiza na Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernando
Treptow, Bairro Fragata. Neste dia, o GELL – Grupo de Estudos em
Leitura Literária da FaE/UFPel – realizou leituras públicas de obras literárias
infanto-juvenis de escritoras brasileiras e não só.
As obras foram escolhidas por terem, em seu
universo ficcional, protagonistas meninas e mocinhas que não esperam o príncipe
encantado resolver seus problemas. São personagens inspiradoras, que se
responsabilizam por si mesmas, propõem saídas inusitadas para velhos problemas
e são bem humoradas.
A programação, apoaida pelo PET Educação, foi ofertada às meninas do 9º ano
da Escola e será estendida as demais no decorrer de março e abril, pois o Grupo
de Estudos em Leitura Literária descobriu que o tempo necessário para a leitura,
posterior diálogo e bate-papo no café envolve bem mais que meia hora. Na
quarta-feira, apenas dois grupos de meninas puderam participar. São meninas
inteligentes, alegres, que cuidam da aparência, e que estiveram muito concentradas
durante as leituras.
A atividade foi acompanhada pelo PET GAPE,
representado pela tutora, professora Líliam Lorenzato e estudantes Jéssica e
Camila que aproveitaram para criar um documentário sobre o programa “Leituras para meninas”.
Além disso, a estudante de Pedagogia Rafaela
Camargo filmou toda a atividade, criando mais um registro do ocorrido.
Após um café com guloseimas, as meninas foram
convidadas a assinarem o livro de presenças.
Entre as leituras escolhidas
para as meninas, os seguintes títulos:
ü
A bailarina, de Vinícius de Moraes;
ü
Uma Chapeuzinho vermelho, de Marjolaine Leray;
ü
A Zeropeia, de Betinho;
ü
O Príncipe que Bocejava, de Ana Maria Machado.
A justificativa para a oferta desse dia especial
às meninas é que a leitura de textos sobre personagens femininas desde a
infância empodera as meninas e pode inspirá-las a serem protagonistas das
próprias vidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário