segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Receitas inventadas: o livro digital do 2º Curso Mediadores em Leitura Literária

Um dos trabalhos mais bem sucedidos do 2º Curso Mediadores em Leitura Literária foi a confecção do Livro digital "Receitas inventadas: dos clássicos ao Mercado Público". Realizado pelos participantes a partir da leitura dos clássico infantis brasileiros - Monteiro Lobato em especial - foi lido em voz alta no Sarau realizxado no Mercados Central.
Catalogado pela Bibliotecária Simone Godinho Maisonave CRB-10/1733, da CBS/UFPel, o livro integra o currílculo Latttes dos participantes.
A ficha técnica completa pode ser conhecida a seguir:
Título: Receitas inventadas: dos clássicos ao Mercado Público
Organizadora: Cristina Maria Rosa.
Autores: Ana Paula Gonçalves Araújo, Cinara Tonello Postringer, Cristiane Mascarenhas, Daniela Pires Moreira de Castro, Érica Machado Leopoldo, Gabriela Amaral Leal, Ieda Kurtz, Joseane Monks, Larissa de Souza Schwanz, Lissa Pachalski, Luiza Kerstner Souto, Mariza Prado, Marta Campelo Machado, Rafaela Camargo, Rafaela Engrácio de Oliveira e Tamires Machado
Fotos: Estefani Leitzke
Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa: Marta Campelo Machado.
Projeto Gráfico e Diagramação: Cristina Rosa e Marta Machado.
Na apresentação, a organizadora escreveu:
“Vem dos Clássicos da Literatura Infantil a nós entregues por Charles Perrault, Jacob e Wilhelm Grimm e Hans Christian Andersen os sabores e os odores de guloseimas, sejam elas da cesta que acompanhou Chapeuzinho Vermelho até a casa da Avó, sejam dos doces que encantaram João e Maria na floresta. Nos escritos por brasileiros como Lopes Neto, Lobato e Verissimo, há menção ao “mate” do João Cardoso, aos quitutes de Tia Nastácia e aos “bom-bocados” e “papos de anjo” que Rosa Maria comeu dando gritinhos de alegria no Castelo Encantado. Assim, não é impossível imaginar que personagens de contos de encantamento têm predileções e gostos culinários. Essa a ideia de A cozinha encantada dos Contos de Fada, escrito por Katia Canton, livro que acompanhou nossos estudos no 2º Curso de Medidores em Leitura Literária.  Para aprimorar saberes, além de ler parte da obras dos autores clássicos, estudamos critérios para a escolha de obras a serem a apresentadas aos pequenos na escola, o conceito de Letramento Literário e modos de realizar a Leitura Literária. Mas mais do que isso, inventamos. Através de produções escritas, criamos uma receita para um dos personagens que admiramos. É disso que se constitui esse livreto. Durante o “Sarau de Produções Escritas” que realizamos no Mercado Central no sábado, 12 de março de 2016, lemos em voz alta e para todos os presentes, nosso feito. No livro, todas essas experiências registradas. Desejamos que sejam doces as suas leituras...”
O livro digital Receitas Inventadas: dos Clássicos ao Mercado Público integra o grupo de produtos da Sala de Leitura Erico Verissimo. Vinculado ao Projeto Leitura Literária na Escola e sob responsabilidade do GELL – Grupo de Estudos em Leitura Literária – foi produzido no 2º Curso Mediadores em Leitura Literária. Tem fins didáticos e não é comercializável. Está disponível integralmente em: http://crisalfabetoaparte.blogspot.com.br/2016/03/receitas-inventadas-dos-classicos-ao.html

2º Mediadores: o Programa

Realizado nas férias de fevereiro e nos primeiros dias de março de 2016, o 2º Curso Mediadores em Leitura Literária teve a participação de 30 pessoas (estudantes, professores e interessados em geral).
O Programa Completo ( desde a abertura até o encerramento com um Sarau no Mercado Central em Pelotas) pode ser conhecido no quadro abaixo.:

11/02
12/02
16/02
11/02
12/03
Abertura
Diálogo na Cafeteria “Pão de Queijo”
Shopping Pelotas.
Lendo um texto: Letramento Literário: o conceito, de Cristina Maria Rosa.
Conhecendo uma obra: A cozinha encantada dos Contos de Fada, de Katia Canton.
Os clássicos Brasileiros: Lopes Neto, Lobato e Verissimo.
Leitura: Original e reconto: uma sequência didática, de Cristina Maria Rosa.
Critérios para a leitura literária.
Local: Vanguarda Shopping Pelotas.
Conhecendo a sala de leitura Erico Verissimo.
Os Clássicos da Literatura Infantil: Perrault, Grimm e Andersen.
Leitura Literária: O que é e como fazer.
Tarefa: Produções escritas.
Sarau de produções escritas: a mediação passo a passo.
Encerramento: Café da manhã de receitas.

GELL: a equipe em 2016

A equipe do GELL, responsável pela execução do 2º Curso Mediadores em Leitura Literária em 2016 foi integrada pelos estudantes de Letras Alex Sandro Nunes e de Pedagogia Cinara Tonello Postringer, Franciele Brisolara, Gabriela Leal, Tamires Machado e Rafaela Camargo
Coordenada pela Professora Cristina Maria Rosa, teve ainda a participação da estudante de Antropologia e fotógrafa Estefani Leitzke e do Licenciado em Música Daniel Stepanski.

Carta de boas vindas: Gestão da FaE no 2º Mediadores

Na abertura do 2º Curso Mediadores em Leitura Literária os participantes foram saudados com a leitura de uma carta a eles enviada pela Direção da Faculdade de Educação. Composta pelas professoras Lúcia Peres e Lígia Carlos, as palavras ouvidas foram:
“Olá
A Faculdade de Educação da UFPel tem como foco a formação de professores para a escola pública, prioritariamente. Nesta formação, a leitura e a literatura têm, com certeza, espaço de extremado valor. Assim, é com alegria que te recebemos para o 2º CURSO DE MEDIADORES EM LEITURA LITERÁRIA.
A Extensão Universitária – a disponibilização de saberes e sabores para a comunidade em geral – é um dos pilares da Universidade Pública Brasileira. No entanto, é a presença da comunidade que informa e afirma esse valor. Assim, a recepção ao curso ofertado – através da presença de cada um aqui – é indício de que a iniciativa foi bem recebida, que é necessária e relevante.
Desejamos, com esta carta, externar o nosso contentamento com o uso do espaço público no período das férias universitárias e desejar que todos vocês aproveitem: o tempo, as pessoas, a experiência. E voltem. Um abraço da Direção da FaE (Gestão Lúcia e Ligia 2013/2016)."


Mediadores em Leitura Literária 2016

O 2º Curso Mediadores em Leitura Literária foi uma das micropolíticas que a Sala de Leitura Erico Verissimo ofereceu à população em geral no início do ano de 2016.
Organizado pelo GELL - Grupo de Estudos em Leitura Literária - o evento ocorreu nos dias 11, 12 e 16 de fevereiro e 11 e 12 de março de 2016. Foi o 2º Curso Mediadores em Leitura Literária.
Sob coordenação da professora Cristina Maria Rosa, o evento contou com a abertura na na Livraria Vanguarda Shopping, a confecção de um Livro Digital e um Sarau Literário como encerramento, ocorrido no Mercado Central de Pelotas.
Ofertado no período de férias da Instituição, contou com 30 vagas ao públio em geral.

domingo, 26 de fevereiro de 2017

Parabéns recebidos...

Em 28 de agosto de 2015, a Coordenadora da Sala de Leitura, Professora Cristina Rosa enviou um email a amigos e colegas, comunicando e convidando-os à inauguração da sala. Nele, ela escreveu: “Olá, queridas e queridos colegas. É com alegria que comunico o nascimento e convido para a inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, a ocorrer no dia 17/12/2015, às 11 horas, no ICH/FaE/UFpel. Aguardo a todos. Um grande abraço”. Logo depois, muitas respostas elogiosas foram recebidas. Algumas delas estão a seguir...
ü    Cris, parabéns por mais esta conquista! Beijo. Mara Brum
ü    Parabéns, Cris. Que grande e bela conquista! Abração e sucesso no novo empreendimento! Neiva Afonso Oliveira.
ü    Parabéns pela merecida conquista e pelo belo trabalho! Abraço. Magda Santos.
ü    Vou botar na agenda. Abraço e parabéns. Ótima novidade!!! Avelino Oliveira.
ü    Com certeza, lá  estarei! Marta Machado. Bolsista NAI - Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Coordenação de Programas e Projetos da Pró-Reitoria de Graduação - UFPEL.
ü    Pode contar comigo na inauguração... Michele Telles Baptista.
ü    Parabéns, Cris! Beijos. Jane Felipe (UFRGS)
ü    Sucesso no investimento! Estarei por lá na inauguração. Beijo. Lígia Carlos.
ü    Que legal Cris! Parabéns! Beijos! Daniela Castro.
ü    Parabéns, Cris! Sucesso! Beijos. Dra. Rita de Cássia Grecco dos Santos.
ü    Querida Cris. Adorei o convite da inauguração da sala. Ficou leve e bonito! Grande abraço. Valdelaine.
ü    Olá, Cristina. Que notícia linda! Parabéns pelo trabalho e muito sucesso. Beijos. Daniel Barbier. Biblioteca Pública Pelotense.
ü    Que bacana Cristina! Parabéns! Estarei lá! Abraços. Vania Grim Thies.
ü    Parabéns, querida. Estaremos lá, certamente. Beijão. Sílvia e cia.
ü    Sucesso! Conta com minha presença prof linda!
Beijokas azedas! Cristiane Mascarenhas
ü    Grazie per l'invito! Michele Maximila.
ü    Que bela ideia. Também estarei, mas lembre mais perto. Abraços. Lúcia Peres.
ü    Que maravilha, Cris. Sucesso! Abraço. Carla Rodrigues.
ü    Parabéns! Beijos. Lúcia Brito Letras Unipampa Bagé.
ü    Parabéns Cristina! Um espaço de leitura em meio a tanta turbulência é o que precisamos! Abç, Patrícia Cava.
ü    Cristina, que bacana! Sucesso! Beijo. Rogéria Guttier. Coordenadoria do Desenvolvimento Pedagógico UNIPAMPA - Bagé.










Acervos na Sala de Leitura Erico Verissimo


A Sala de Leitura Erico Verissimo abriga e disponibiliza seis acervos:
Livros sobre a Literatura e seu ensino, no qual estão assentadas obras como A Literatura em Perigo (Tzvetan Todorov), Crítica, Teoria e Literatura Infantil (Peter Hunt), Das leituras ao letramento literário (Graça Paulino), Literatura Infantil: Gostosuras e Bobices (Fanny Abramovich), Literatura Infantil: Teoria, Análise e Didática (Nelly Novaes Coelho), Uma história da leitura (Alberto Manguel) e Uma rede de casas encantadas (Ana Maria Machado);

Obras de Literatura Universal, como Poesia Completa (Cecília Meireles) e Obras Completas (Jorge Luis Borges), Coleções de Contos de diferentes países, Coletâneas Os Melhores Contos e Os melhores Poemas Brasileiros do Século XX, entre outros.
Obras de Literatura Infantil (maior acervo, possui em torno de 1200 títulos entre Clássicos (Perrault, Grimm e Andersen) e Modernos, com ênfase para os brasileiros como Monteiro Lobato, Erico Verissimo, Mario Quintana e autoras do final do século XX como Ana Maria MAchado e Ruth Rocha. Entre eles se encontram obras da autora Eva Furnari, uma das prediletas para iniciar ciranças no mundo da literatura.
Obras de Literatura Infanto-Juvenil (doação do PNBE/2015-2016, atualmente possui 30 títulos, entre eles, adaptações de Policarpo Quaresma (HQ), de Lima Barreto e Os Miseráveis, de Victor Hugo).
Uma Gibiteca que prioriza a infância e na qual estão gibis da Turma da Mônica, de Maurício de Souza;

Uma coleção de banners, que apresenta a história da sala (com imagens e informações sobre a inauguração da sal e as micropolíticas de leitura ali desencadeadas) e do grupo de leitura Alfabeta (iniciado em 2004).

Imagens da Inauguração

Um dos ambientes preparados para cuidar do acervo:
no PC, todos os livros e demais pertences da sala estão registrados.
A coordenadora do GELL - Grupo de estudos em Leitura literária,
Drª Cristina Maria Rosa em seu discurso inaugural:
"A sala de leitura foi criada para promover
encontros prazerosos com gêneros, autores, obras..."
A festa constou da presenção do Daniel Stepanski,
flautista que encantou a todos.
Nas paredes do entorno,
a exposião de banners que integtra um dos acervos da sala...
A estande aberta contém parte considerável do acervo
e fica à disposião dos usuários.
Os livros devem ser lidos na sala ou arredores e a Sala aceita doações.

Um dos ambientes da sala:
um banco com almofadas para a leitura literária...

Sala de Leitura: Inauguração em 17/12/2015

A sala de leitura Erico Verissimo foi inaugurada em 17 de dezembro de 2015. O intuito foi ofertar, à Universidade e à Faculdade de Educação, em especial, a oportunidade de refletir sobre a formação de leitores e a mediação de leitura. O grupo que a idealizou (GELL) reuniu acervos, propostas, pessoas, móveis, espaço e muita vontade de ler em um local agradável e silencioso.
Ler é uma das dimensões que deve ser levada em consideração no processo da formação do leitor. Ler obras reconhecidas como fundadoras, integra uma das micropolíticas desencadeadas pela coordenação da sala que oportuniza, em diferenciados horários do dia e durante toda a semana, a frequência a seu acervos.
Ler, para a coordenação e os bolsistas que mantém a sala aberta e em uso, significa contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico. A necessidade de ampliar e qualificar repertórios e acervos de literatura na formação do professor é mais uma das razões que movem a equipe.
Estruturador e primordial no exercício cotidiano da docência, a formação do leitor literário é o maior objetivo da Sala que promove cursos, minicursos, saraus, estudos, intervenções e recebe grupos para visitas técnicas e aulas literárias.
A justificativa para sua proposição é que jovens que chegam à Universidade precisam ser apresentadas à linguagem literária, devem ser “alfabetizados literariamente”. A oportunidade de entrar em contato com impressos que a Universidade e a sociedade valorizam acontece através do professor, uma ponte entre o livro e o estudante, de acordo com ROSA (2015). Para a autora, a alfabetização literária é “um processo de apresentação do mundo da literatura aos demais” e, quando é planejada, requer a atitude de um mediador - uma pessoa que "estende pontes entre os livros e os leitores" (REYES, 2014). Ao selecionar “livros que fascinam”, os mediadores transformam pessoas em leitores. Leitores de imagens, leitores de textos, leitores de sentidos, leitores de vidas.