quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Sala de Leitura Erico Verissimo – Dezembro de 2015 a junho de 2024


 UFPel

Faculdade de Educação

Projeto de Extensão 277/COCEPE 22/06/2017

Sala de Leitura Erico Verissimo

Cristina Maria Rosa

Pedagoga/Doutora em Educação

Coordenadora da SLEV

 

 

RESUMO: A SLEV – Sala de Leitura Erico Verissimo – foi criada e inaugurada em 17/12/2015 nas dependências do ICHS/UFPel. Registrada como Projeto de Extensão no COBALTO em 02/01/2017, teve sua aprovação pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – COCEPE da UFPel – em 22 de junho de 2017. O intuito foi promover a leitura literária no espaço acadêmico e desenvolver micropolíticas de leitura literária entre a comunidade em geral como visitas guiadas para conhecimento do acervo e do espaço, cursos livres, saraus literários, pesquisas sobre o livro e a literatura e aulas em ambientes não convencionais. Em homenagem ao escritor Erico Verissimo (nascido em 17 de dezembro de 1905), funcionou entre 17 de dezembro de 2015 e 28 de junho de 2024 sob a coordenação e supervisão da Drª. Cristina Maria Rosa (Docente na FaE/UFPel) e com o trabalho de estudantes da Licenciatura em Pedagogia. A SLEV abriga cinco coleções em seu acervo, adquiridas com recursos públicos e oriundos de doações. São eles: a) Coleção sobre a Literatura e seu ensino. b) Coleção Literatura Universal; c) Coleção de Literatura Infantil; d) Coleção Literatura Infantojuvenil; e) Coleção de Banners contendo a história do GELL – Grupo de Estudos em Leitura Literária, grupo responsável pela proposição, organização e manutenção da SLEV.

 

Sala de Leitura Erico Verissimo – Dezembro de 2015 a junho de 2024

Objetivo Geral

Com o intuito de promover a leitura literária no espaço acadêmico e desenvolver micropolíticas de leitura literária entre a comunidade em geral como visitas guiadas para conhecimento do acervo e do espaço, cursos livres, saraus literários, pesquisas sobre o livro e a literatura e aulas em ambientes não convencionais, a SLEV teve início em 17 de dezembro de 2015.

Justificativa de criação da SLEV

Pesquisadora da área da leitura literária, a Doutora Cristina Maria Rosa colheu, entre docentes de ensino superior, professores nas escolas, bibliotecários e alfabetizadores, uma unanimidade quanto à fragilidade dos conhecimentos literários de estudantes. O consenso afirmava que estes eram conhecedores de um repertório muito restrito acerca de gêneros, obras e autores de literatura, além de poucos possuírem acervos em suas residências. Este saber, de modo contundente, indicou à pesquisadora que a escola e nelas, as bibliotecas, em especial, seriam fonte de informação, variedade e qualidade possível de ser acessada. Na Universidade, no entanto, em função das bibliotecas com caráter científico e setorial, a diversidade é substituída pela especificidade e profundidade, tornando o acesso a obras de caráter literário restrito. Desse modo, justifica-se plenamente a existência de uma Sala de Leitura, cujo foco é a leitura literária a ser ofertada indistintamente aos estudantes e, ao mesmo tempo, como fonte de pesquisa e ensino.

Descrição

A Sala de Leitura Erico Verissimo foi criada em 2015 e é um espaço destinado à leitura literária. Localizada na Sala 04 do Instituto de Ciências Sociais e Humanas da UFPel (Rua Alberto Rosa, 154, Bairro Porto, Pelotas, RS). Com aproximadamente 9 metros quadrados, o acervo abriga cinco coleções que foram sempre disponibilizados para leitura local. Atendeu prioritariamente estudantes de ensino superior que circulam, nos três turnos, no ambiente acadêmico. De forma mais ativa, abriu suas portas para visitas guiadas e para públicos especiais. Sua proposição teve como objetivo primordial promover a leitura literária no espaço acadêmico e foi responsável por propor e desenvolver micropolíticas de leitura. Entre elas, visitas guiadas para conhecimento do acervo e do espaço, cursos livres – como o Mediadores em Leitura Literária que foi ofertado à comunidade no período de recesso acadêmico da UFPel –, saraus literários, pesquisas sobre o livro e a literatura e aulas em ambientes não convencionais como o corredor em frente à sala – térreo do ICSH/UFPel. Inaugurada em 17/12/2015, a sala foi criada e teve a supervisão da Pedagoga e Doutora em Educação Cristina Maria Rosa (FaE/UFPel) e contou com o trabalho de estudantes, bolsistas e colaboradores[1] Licenciatura em Pedagogia. A cada semestre, ofereceu uma grade de horários em que poderia ser visitada/usada, priorizando os momentos livres dos estudantes, como o intervalo entre turnos, por exemplo.

A SLEV abriga, e seu acervo, cinco coleções adquiridas com recursos públicos e/ou oriundos de doações, que ficaram sob a guarda intelectual da professora Cristina Rosa até 28/06/2024, e, também, móveis e adereços adequados a sua função, doados e pertencentes à UFPel. O acervo da SLEV, entre 2015 e 28 de junho de 2024[2], foi composto por:

1.      Livros sobre a Literatura e seu ensino;

2.      Obras de Literatura Universal;

3.      Obras de Literatura Infantil;

4.      Obras de Literatura Infanto-Juvenil;

5.      Banners registrando a história do GELL.

 

Ação destaque da SLEV:

Além de manutenção e disponibilização do acervo para estudos, pesquisas e projetos de leitura literária, uma importante ação foi o projeto de restauração de bibliotecas escolares. O primeiro foi desenvolvido na Biblioteca na Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernando Treptow, em 2016. Realizada entre os meses de abril a novembro e tendo como foco o restauro e a proposição de uma política de uso do acervo, foi entregue à comunidade Escolar em 25/11/2016 e, desde então, vem sendo utilizada para cursos, aulas, pesquisas, visitas guiadas, estudos de acervo e eventos literários.

 

Metodologia

A metodologia empregada no uso da SLEV, desde 2015 até junho de 2024 foi a abertura da sala aos usuários, o registro de suas presenças no local, a disponibilização dos acervos, indistintamente, a organização de visitas guiadas a grupos como bibliotecários, escolas, prefeituras, secretarias de educação, professores, pesquisadores. Além disso, a SLEV ofertou cursos periódicos e eventos de letramento eventuais como saraus, minicursos, oficinas, leituras, espetáculos, todos no campo da formação do leitor. Ainda, como metodologia de trabalho da Coordenadora, na SLEV houve consultoria acerca da instalação, restauro, adequação e uso de bibliotecas escolares, orientação de trabalhos de estudo e pesquisa sobre o livro e a literatura e o desencadeamento de micropolíticas de leitura literária em escolas e na sociedade.

Resultados esperados/conquistados

Entre os resultados conquistados nesse tempo (17/12/2015 a 28/06/2024), a SLEV tem como mérito a ampliação do público leitor entre os estudantes do ICSH/UFPel, a formação de leitores literários, a periodização dos programas eventuais ofertados, a ampliação do acervo e a institucionalização da Sala da Leitura na estrutura organizacional da UFPel.

 

 

___________________________

Cristina Maria Rosa

Pedagoga

Doutora em Educação



[1] Entre os estudantes envolvidos neste tempo de existência da SLEV estiveram Cinara Tonello Postringer, Claudia Barbosa Pereira Sousa, Érica Machado Leopoldo, Iêda Maria Kurtz de Azevedo, Leonardo Capra, Rafaela Canez Camargo, Renata Behling De Mello, Tamires Lacerda Machado (Licenciatura em Pedagogia) e Alex Sandro Chagas Nunes e Roselaine Lima (Letras/UFPel). Entre colaboradores, Beatriz Helena Da Rosa Pereira, Daniela Pires Moreira De Castro, Márcia Duarte De Souza, Nanin Loustau Oyambure e Roberta Bohns Tavares.

[2] Na coleção A Literatura e seu ensino estão assentadas obras como A Literatura em Perigo (Tzvetan Todorov), Crítica, Teoria e Literatura Infantil (Peter Hunt), Das leituras ao letramento literário (Graça Paulino), Literatura Infantil: Gostosuras e Bobices (Fanny Abramovich), Literatura Infantil: Teoria, Análise e Didática (Nelly Novaes Coelho), Uma história da leitura (Alberto Manguel) e Uma rede de casas encantadas (Ana Maria Machado); Na Coleção Literatura Universal, há Poesia Completa (Cecília Meireles) e Obras Completas (Jorge Luis Borges); Na Coleção Literatura Infantil há clássicos de Perrault, Grimm e Andersen e títulos de obras modernas, com ênfase para autores brasileiros como Lobato e Verissimo; A Coleção Literatura Infantojuvenil, é composta por 30 títulos oriundos dos concorrentes ao PNBE/2015-2016, entre eles, Policarpo Quaresma (HQ), de Lima Barreto. Na Coleção de Banners há o registro de cursos e eventos promovidos pela sala e a história do GELL – Grupo de Estudos em Leitura Literária, responsável pela proposição, organização e manutenção da SLEV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário