Ler e viver[1]
Leandro Karnal
Em dezembro do ano que
terminou, tive de renovar minha habilitação de motorista. Como em outras vezes,
fui ao Poupatempo da Lapa (SP). Foi uma nova chance para eu sair bem
impressionado pela organização, gentileza dos atendentes e eficácia. Tudo foi
perfeito. Imaginando (meu pessimismo existe) uma demora que não ocorreu, levei
dois jornais físicos e uma coletânea de contos russos. Mal li os editoriais do
Estadão e já estava tudo feito.
Pertencemos a uma sociedade
em que, quando as coisas funcionam, ficamos admirados. O que seria o básico
para se esperar de qualquer serviço entre nós é motivo para uma profunda
admiração.
Foco em outro ponto. Os
serviços oferecidos lá são amplos e abarcam muitas faixas etárias e diversas
camadas sociais. Ricos e pobres devem renovar a CNH ou fazer uma nova
identidade. Havia evidências de grupos variados naquele espaço.
Também um dado em comum a
muitas idades e pertencimentos sociais: todos ficaram, o tempo todo, ao
celular, conferindo mensagens e ouvindo áudios. Nenhum livro, jornal ou,
aparentemente, textos virtuais na tela. Saí feliz com a eficácia do Poupatempo
e pensativo sobre o não uso da leitura como aliada em tais situações.
Andar de metrô em várias
cidades europeias ou simplesmente em parques significa ver muita gente lendo.
Algo óbvio: existe um incentivo mais forte lá, cultiva-se o hábito, percebe-se
o caráter de boa “contaminação” doméstica e social. Seria apenas isso?
Historicamente, temos baixo
desempenho escolar médio. Com exceções notáveis, as escolas incentivam pouca
leitura ou apenas produzem avaliações sobre livros de vestibular. No campo da
exceção existem os professores e escolas notáveis que conseguem seduzir seus
alunos para a viagem da leitura. Lembro-me da minha colega de literatura em um
colégio de São Paulo, Marinez Rafaldini.
Era dedicada aos bons
livros e incentivava muito que os alunos bebessem dessa água extraordinária. Na
formatura, um aluno disse a ela: “Nunca esqueceremos da sua maneira de ler
Manuel Bandeira”. Sim, uma poesia brilhante lida com entusiasmo e emoção, os
olhos faiscando e um trabalho sistemático podem marcar a vida de um jovem.
Fizemos peças teatrais sobre clássicos, dirigidas por mim e pelo professor
Carlos Pelicia. Um “Pagador de promessas” ou um “Hamlet” levados ao palco são
memórias indeléveis para aqueles jovens. Reencontro alunos pela vida; muitos
fazem referência aos livros e ao teatro.
O hábito precisa de
auxílio. Muitas livrarias possuem uma sala especial para leitores infantis. Ir
com pai e mãe em um sábado e ler ou comprar algo para os pequenos produz uma
experiência única. Ler em casa, contar histórias, levar a bibliotecas: tudo
solidifica o projeto fundamental de estimular leitores. Amar, cuidar, orientar,
fazer vacinas, alimentar, proteger e… ler são sete verbos essenciais da
maternidade e paternidade responsáveis. E para nós professores o fundamental no
esforço coletivo: selecionar um trecho, pensar em uma técnica, contar uma
história fascinante, seduzir a turma com bons textos. Insistir, vencer
resistências, subir na cadeira para declamar, colocar um adereço cênico,
analisar de forma intensa, debater e, diante de caras desanimadas, entender que
a resiliência é a chave. Alfabetização é um processo de vida toda e o momento
escolar é uma parte importante.
Ter um texto em mãos, em
papel ou na tela, é encetar uma conversa interessante com alguém. Livros devem
ser fator de crescimento, o que não significa serem fáceis. Crianças e jovens
precisam de curadoria para que encontrem fontes estimulantes. Que riqueza ler,
aos 15 anos, “A revolução dos bichos”, de George Orwell. Depois, ver um filme
com o tema do livro. Debater o conteúdo, a advertência do texto sobre
autoritarismos, explicando o contexto e o objetivo do autor. O jovem tem
conhecimento para ler em inglês?
Maravilha, Orwell é um
mestre da língua. Advertência importante: se seu filho entender de fato a obra,
há o risco de ele contestar uma ordem sua baseada na reflexão do autor. Seu
filho quer algo distinto da sua determinação e invoca um autor clássico? Chore
querido pai, emocione-se querida mãe, ele começou a pensar e adquirir
autonomia. Este era o momento para o qual você o preparou e ele começou a ser
alguém fora da sua sombra.
Bendita rebeldia, abençoada
irreverência que foge do narcisismo birrento e chega à elaboração de um
argumento. Um irmão pediu algo e conseguiu e o outro não? Ele pode invocar o
exemplo de Cordélia no “Rei Lear”: seu afeto é genuíno, porém sua retórica
fraca. Ele quer sair sem rumo e diz que imitará o protagonista no “Apanhador no
campo de centeio”? Ele ironizou a crença religiosa da família invocando “A
cartomante”, de Machado de Assis? Reze pela alma dele, porém rejubile-se pelo
crescimento intelectual.
Ler é atingir maioridade
intelectual. Ler traz ideias, contesta versões, estimula autonomia. Ler retira
da zona de conforto e provoca disrupturas existenciais. Ler é um passo na
direção do infinito e um caminho sem volta na busca de si e de sentido. Se você
quer total tranquilidade e senso comum dominante, evite livros, fuja de
bibliotecas e afaste seu filho do livro e do perigo de pensar. Ele será um
adulto opaco, cinzento, acomodado, dirá coisas comuns e terminará a vida
tranquilo, gravando áudios no celular esperando seu documento ser feito. É
preciso ter esperança e alguma leitura.
[1] Artigo
escrito por Leandro Karnal, historiador e articulista da Agência Estado, em 15/01/2020.
Disponível em: https://www.jornalcruzeiro.com.br/opiniao/artigos/ler-e-viver/
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