sexta-feira, 8 de maio de 2020

GELC - Grupo de Estudos em Literatura para crianças


Um grupo de estudos para os pequenos leitores


Cristina Maria Rosa

Destinado a estudantes de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFPel, no dia primeiro de maio de 2020 teve início a proposição, online, do GELC - Grupo de Estudos em Literatura para Crianças, coordenado pelo Doutora Cristina Maria Rosa e mediado pela estudante de Pedagogia e bolsista PET Educação Jéssica Corrêa.
Invenção
Criado em 1º de maio de 2020, o GELC –  Grupo de Estudos em Literatura para Crianças –, pensado para os estudantes de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFPel teve início na segunda-feira, dia 04/05/2020. O intuito ao propor foi não perder o vínculo com um grupo de estudantes que, em março, frequentaram apenas uma aula da Literatura Infantil, disciplina optativa que a tutora do PET Educação, Drª. Cristina Maria rosa oferta à Pedagogia desde algum tempo. Ao experimentar estudar longe fisicamente, mas conectados via web, estamos nos propondo a ler, escrever, ouvir, falar...
É um grupo livre, não é vinculado ao currículo da Pedagogia, mas o tema a ser estudado é a literatura para crianças. Nesse grupo, utilizaremos o celular com mensagens de voz, mensagens digitadas, imagens trocadas e, até, pequenos vídeos. A plataforma da UFPel que oferece a possibilidade de web conferências também poderá ser acionada. Reunião home office para compartilharmos nossas impressões sobre os materiais e nos encontrarmos virtualmente, eventualmente serão marcadas.
Como não é uma disciplina, todos teremos de nos comprometer com o próprio aprendizado, inclusive, eu que nunca dirigi um grupo de estudos on-line. Mas quero muito aprender.
 Tarefa 1 – Ouvir
No dia 01/05/2020, indiquei – em uma mensagem de áudio e ao mesmo tempo por um tutorial em Power point – a audição de dois contos ou poemas do programa "Minutos Literários". E complementei dizendo que aqueles que já tivessem ouvido, deveriam escolher os dois que mais gostou e anotar seu autor, voz e tema abordado. Isso significa que temos que ter um bloco de anotações, diário ou caderno, para ter as tarefas organizadas.
2. Tarefa dois
Para ser comunicado em rede, no dia 18 de maio, a segunda tarefa é a escolha, por parte de cada integrante do grupo de um livro literário para crianças. Esse deverá ser lido durante todo o tempo que o grupo de estudos vai se desenvolver.
Minha sugestão foi dar preferência para clássicos de autores como: Ana Maria Machado, Bartolomeu Campos de Queirós, Carlo Colodi, Cecília Meireles, Charles Perrault, Clarice Lispector, Cora Coralina, Erico Verissimo, Eva Furnari, Fanny Abramovich, Fernanda Lopes de Almeida, Hans Christina Andersen, Joel Rufino dos Santos, José Saramago, Luis Camargo, Luís Dill, Manoel de Barros, Maria Clara Machado, Marina Colasanti, Mário Corso, Mario Quintana, Mary França e Eliardo França, Monteiro Lobato, Pedro Bandeira, Ricardo Azevedo, Ruth Rocha, Sérgio Capparelli, Sylvia Orthof, Tatiana Belinky, Wilhelm e Jacob Grimm e Ziraldo.
Futuro
Como prever? Como se antecipar? Impossível...
Então, em breve, aqui, a continuidade do grupo de leitura: tarefas e resultados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário