O GELL – Grupo de Estudos em Leitura
Literária – existe desde 1993 e objetiva proporcionar um encontro profícuo entre
o leitor e o livro literário. Coordenado pela Pedagoga Cristina Maria Rosa e
integrado por estudantes de Pedagogia e Letras da UFPel, Bibliotecários, Filósofos
Licenciados em Letras e Teatro, Mestrandos em Educação e Pedagogos, desenvolve
intensa programação que culmina na formação do leitor literário em espaços de
letramento. Propicia a efetiva relação entre Ensino, Pesquisa e Extensão
através de ações que capacitam o estudante universitário a apresentar o livro literário
a todos os públicos: crianças, professores, bibliotecários, estudantes, pais,
avós...
Referencial: Escritos de Ana Maria
Machado (2002), Bartolomeu Campos de Queirós (2009), Beatriz Cardoso (2014),
Cristina Maria Rosa (2017), Graça Paulino (2014), Lígia Cademartori (2014),
Regina Zilberman (2003), Tzvetan Todorov (2012) e Yolanda Reyes, entre outros, sustentam
as reflexões e atitudes do GELL na Escola, na Universidade e na Cidade.
Metodologia: De cunho qualitativo, a
metodologia adotada pelo GELL é integrada por três ações: estudo (formação),
experimento (ação) e reflexão (avaliar e divulgar). Com os vínculos
estabelecidos desenvolvem-se habilidades fundamentais através da mediação
literária, desde o contato com o público como com obras, autores e locais
plurais de formação.
Atuação: Ao atuar na escola pública
e conhecer a intervir com públicos em vulnerabilidade social, criam-se laços
fortes e enriquecedores que contribuem para a formação acadêmica e também
pessoal. A proposta do GELL vai ao encontro do que Yolanda Reyes (2010) define
como mediador: um agente que torne possível o encontro de um livro e um leitor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário