14º JOGO DO LIVRO E 4º SEMINÁRIO INTERNACIONAL LATINO AMERICANO - Literaturas materialidades acessos
O 14º Jogo do Livro e 4º Seminário Latino-Americano: Literaturas, materialidades, acessos será realizado integralmente no modo online, por intermédio de atividades assíncronas e síncronas, que acontecerão em dois momentos: de 1 a 19 de novembro, atividades assíncronas, e de 24 a 26 de novembro, atividades síncronas.
O Jogo do Livro é um encontro bianual de trabalho e de intercâmbio de experiências, promovido pelo Grupo de Pesquisa do Letramento Literário, que integra as ações do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (Gpell-Ceale-FaE/UFMG). Ao longo dos seus mais de vinte anos de existência, o Gpell consolidou-se como um espaço de discussão e divulgação de pesquisas sobre o letramento literário entre professores da educação básica, professores e alunos da graduação e pós-graduação.
Desde 1995, o evento Jogo do Livro vem tratando, em cada uma de suas edições, das práticas de leitura de leitores-alunos e leitores-professores, tendo em vista discussões sobre a produção literária em suas variadas formas de expressão para crianças e jovens. O centro de suas discussões são os sentidos do letramento literário a partir de reflexões sobre meios de apropriação e uso de expressões literárias dentro e fora de contextos escolares.
Em 2021, com o tema Literaturas, materialidades, acessos, a 14ª edição do evento abordará diversas formas de manifestação e de acesso a expressões literárias, seja por intermédio do texto escrito, do texto oral, ou do entrecruzamento multimodal de linguagens das mídias tecnológicas contemporâneas. O evento está organizado a partir de três “trilhas” que compõem os eixos temáticos do XIV Jogo do Livro: “Enunciações periféricas”, “Poéticas de campos & cidades: a diversidade n(d)as trilhas”, “A barriguda e o baobá: o mundo narrado ao pé da árvore”.
As inscrições para apresentação de trabalhos no 14º Jogo do Livro e 4º Seminário Internacional Latino Americano: Literaturas, materialidades poderão ser feitas de 17 de agosto a 12 de setembro de 2021. A apresentação de trabalhos (relatos de pesquisa ou relatos experiência) será feita totalmente online, de modo assíncrono, por intermédio de áudios ou vídeos, que serão previamente gravados pelos participantes conforme orientações disponíveis em https://docs.google.com/document/d/1EyyAy8RH117qapJ6hWDQ2dShYtXtYdMx/edit .
Os interessados deverão submeter resumo do trabalho a ser apresentado em [...]. Os resumos deverão ser inscritos em uma das três “trilhas” que compõem os eixos temáticos do evento: “A barriguda e o baobá: o mundo narrado ao pé da árvore”, “Enunciações periféricas” e “Poéticas de campos & cidades: a diversidade n(d)as trilhas”.
1) A barriguda e o baobá: o mundo narrado ao pé da árvore
A história do Brasil e da América Latina revela expressões artístico-culturais inscritas em uma tessitura de variados intercâmbios, no encontro de distintas vozes. Historicamente, muitas dessas vozes, especialmente indígenas e afrodescendentes, têm sido silenciadas e apagadas por processos colonizadores diversos propagadores de exclusões e preconceitos. Pretende-se nesta trilha abordar expressões poéticas indígenas e afrodescendentes que, frequentemente, resistem às margens das culturas escritas e se manifestam principalmente por intermédio de expressões orais. O enfoque em artes verbais indígenas e afrodescendentes, no Brasil e na América Latina, representa a possibilidade de visibilização de vozes historicamente silenciadas e configura-se como um convite desafiador à abordagem de questões variadas: Como se constituem relações transculturais em países latino-americanos, que possuem histórias que se aproximam, mas que, ao mesmo tempo, apresentam-se de modos distintos? O que descobrimos por intermédio dos acervos de artes verbais indígenas e afrodescendentes permeados pela diversidade de epistemologias e de encontros transculturais? Como vozes indígenas e afrodescendentes resistem e se expressam no Brasil e na América Latina?
2) Enunciações periféricas
Esta trilha atende à temática geral do Jogo do Livro 2021, Literaturas, materialidades, acessos, na medida em que se propõe a explorar o lugar de quem produz, o lugar da produção e o lugar das materialidades no contexto geral das linhas de força que organizam o campo literário, dentro da diversidade/desigualdade social. Assim, pressupõem-se todos e tudo que demarque um lugar do fazer literário: são os autores que escrevem e ilustram, editores que produzem, mídias que determinam um modo de organização, a materialidade que orienta um olhar de apresentação, leitores que têm muito a dizer. A proposta está estruturada em três dimensões que comporão a trilha “Enunciações periféricas”: fluxos semióticos, fluxos materiais, fluxos sociais. Compreende-se que estas dimensões estão incorporadas e relacionadas entre si, de forma a cumprir seu papel social no campo da experiência literária.
3) Poéticas de campos & cidades: a diversidade n(d)as trilhas
Autoria diversa, múltiplas poéticas e suas recepções. Circulação vária, independente, marginal, periférica e hegemônica. Suportes plurais, a voz, o livro, a canção, o vídeo, as mídias sociais e as novas mídias. As literaturas com e sem adjetivos. A escolarização das literaturas africana, afro-brasileira e indígena.
INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ O DIA 12 DE SETEMBRO DE 2021 ÀS 23:55
Pedimos também que se inscreva no nosso canal de youtube, vinculado ao nosso e-mail: jogodolivro2021@gmail.com